Em clima de Natal, a 5ª Noite Cultural no Porto Itapoá te fará viajar pela cultura brasileira

Estão a todo o vapor, os preparativos para a 5ª Noite Cultural, que ocorre às 20h dos próximos dias 20 e 21 de dezembro, no estacionamento do Porto Itapoá. Em sua quinta edição, o evento que já virou tradição itapoaense de final de ano tem como tema o “Natal Brasileiro”.

PREPARATIVOS

Quem dá mais detalhes sobre a preparação para o evento deste ano é o maestro Rafael Daniel Huch, regente da Orquestra Prelúdio e da Vox Camerata, ambas de Joinville, bem como do Coral Vozes da Babitonga e da Orquestra Sua Majestade o Violão, de Itapoá, que se apresentarão na ocasião, entre outras atrações. “Os preparativos estão a toda. Os ensaios, a partir do mês de agosto, são todos concentrados em cima do Natal e, tanto o Coral Infantil [Sementes do Amanhã] quanto o Coro Adulto [Vozes da Babitonga] estão realmente se dedicando muito para entregar à Cidade, um musical de extrema qualidade, produzido por itapoaenses. Fazer arte com pessoas da comunidade, para a comunidade, é prazeroso, e a gente sente que a Cidade abraça a ideia. O ritmo está intenso, mas é recompensador. Não há nada melhor que você ver a plateia cheia e vibrante junto contigo”, comenta o maestro.

EVOLUÇÃO

Helmuth Kirinus, o professor Mutti, idealizador e gestor do projeto que viabiliza a Noite Cultural através de patrocínio do Porto Itapoá via Lei Federal de Incentivo à Cultura, considera que a cada ano, a Noite Cultural sobe mais um degrau rumo aos grandes espetáculos natalinos. “Este ano [2019], além do ambiente, cobertura, água, cadeiras e Casa do Papai Noel, para receber confortavelmente nossos munícipes, teremos um espetáculo diferente. Após a tradicional abertura em grande estilo, da Orquestra Prelúdio, e um pequeno interlúdio da Orquestra Sua Majestade o Violão, de Itapoá, teremos a execução do musical (teatro e música no mesmo espetáculo) chamado ‘Natal Brasileiro’, com os corais da Cidade (Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã). Será um musical com tudo o que tem direito: atores profissionais, cenário, direção de cena, etc. Na parte musical, além de uma equipe de músicos invejável, os arranjos, como já diz o nome, trará ritmos bem brasileiros, como ciranda, forró, samba e baião. Enfim, a Noite Cultural está imperdível este ano, oferecendo um belíssimo e agradável momento musical feito por itapoaenses e para Itapoá”, adianta Mutti.

EXPECTATIVAS

Integrante da Orquestra Sua Majestade o Violão, Aurea Carolina Del’ Andrea, de 16 anos, comenta o que espera desse grande evento. “Que mais pessoas possam apreciar esse espetáculo. Que o público seja maior que o do ano anterior [2018], um sucesso”, espera. Ela emenda o convite: “não deixe de comparecer, prestigie, pois tocamos para vocês.  Estamos muito focados nos ensaios. É um prazer para todos nós, a oportunidade de tocar um repertório que enriquece a cultura brasileira [Natal Brasileiro] e, com certeza, tocar nesse evento tão importante para a nossa cidade. A participação dos cidadãos como plateia é necessária como incentivo à continuidade de iniciativas como esta”, considera Aurea.

Sonia Aparecida Alves, de 49 anos, é corista do Coral Vozes da Babitonga. Para ela, a Noite Cultural é um congraçamento dos munícipes ressaltando o potencial artístico e aplaudindo as iniciativas já existentes, dando abertura a novos eventos. “Momento de homenagear, incentivar e valorizar cada empreendimento”, diz ela. Que emenda o convite: “pedimos a sua participação nas datas comemorativas e, em especial, ao Natal, que já é uma tradição no nosso município e representa a renovação de fé e esperança. Contamos com sua presença e de seus familiares”.

É por tudo isso que o maestro Rafael Daniel Huch considera que o público vai se encantar com a programação que está sendo preparada. “Nós vamos ter aí a Orquestra Prelúdio, que hoje é uma das referências da música instrumental em Santa Catarina. Vamos ter a participação, ainda, da Vox Camerata, que é outra referência do Estado, com um repertório muito bonito, muito bem apropriado com o Natal também, e os coros da Cidade, que estão preparando um musical contando a história do Menino Jesus como se ele tivesse nascido no Brasil. E aí vamos fazer uma viagem por alguns estados brasileiros e isso vai ser muito interessante, porque é uma viagem pelo Brasil. Alguns ritmos musicais e algumas culturas vão ser citadas nesse musical. O que posso dizer para a Cidade é que eu e todos aguardamos ansiosamente a presença de vocês nessa Noite Cultural”, convida Rafael. “Também quero agradecer sempre ao nosso patrocinador, que é o Porto Itapoá, que tem essa visão de que a Cultura é um agente transformador da sociedade. Por mais empresas assim em Santa Catarina e no Brasil. Por empresas que realmente enxerguem além do muro, vamos dizer assim. Porque investir em Cultura é investir em cidadania, é investir especialmente em transformação social, que é o que tem acontecido nestes anos. É muito gratificante fazer esse trabalho em Itapoá”, conclui o maestro.

Por fim, o professor Mutti Kirinus também convida toda a comunidade a prestigiar. “Está imperdível. Levem a família neste ambiente seguro, confortável, agradável e se emocionem com as apresentações musicais. Esse evento foi criado desde a sua primeira edição para os itapoaenses receberem seus familiares e amigos, e oferecer uma noite agradável com a arte realizada aqui na cidade e para Itapoá. Os visitantes, na Cidade, sempre bem-vindos, terão também essa mesma oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os locais e as pessoas maravilhosas que residem neste pequeno paraíso natural.

Portanto, estão garantidos momentos de grandes emoções nos próximos dias 20 e 21 de dezembro, e você não pode perder, porque é parte fundamental dessa história.

As fotos, das lentes de Julio Penteriche, foram capturadas nos ensaios para a Noite Cultural, que ocorrem desde o último mês de agosto.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook