Registrada, em Itapoá, primeira aparição de baleia-de-bryde na Baía da Babitonga

Na manhã deste domingo, dia 08 de março, o PMP-BS / Univille (Projeto de Monitoramento de Praias da Baia da Babitonga / Universidade da Região de Joinville) recebeu o relato de uma nova avistagem de baleia na Baía da Babitonga. Dessa vez, foi em frente à praia do Pontal, em Itapoá. Segundo quem acionou o PMP-BS, Rafael Torres e Yasmin De Avila, o animal saltou três vezes, emocionando quem estava no local e pode prestigiar esse momento ímpar.

Integrantes do PMP-BS/Univille e do Projeto Toninhas organizaram uma nova expedição. A baleia foi encontrada nadando próximo ao canal de acesso ao porto de São Francisco do Sul, nas proximidades da Ilha do Alvarenga. Os profissionais conseguiram monitorar a baleia por cerca de 30 minutos, quando registraram o comportamento do animal, que se alimentava.

A presença de três quilhas (saliências) longitudinais no topo da cabeça e nadadeira dorsal pequena e falcada associada a rápida natação com mudanças bruscas de direção confirmaram que o indivíduo se trata de uma baleia-de-bryde (Baleanoptera brydei).

É um indivíduo adulto e mede aproximadamente 10-12m de comprimento total. A pesquisadora e coordenadora do Projeto Toninhas, Dra. Marta Cremer, destaca que a baleia-de-bryde é a única espécie de baleia que ocorre ao longo de todo o ano na costa brasileira, mas sua ocorrência é incomum dentro de baías e estuários. Na Baía Babitonga, esse é o primeiro registro de baleia-de-bryde.

Nos próximos dias, equipes continuarão indo a campo para monitorar o deslocamento do animal dentro da Baía Babitonga. Caso você aviste a baleia, pedimos que ligue para a equipe do PMP-BS/Univille (0800 642 3341 / (47) 3471 3816 / (47) 99212 9218) e informe o horário e local da avistagem.

ALERTA DE NAVEGAÇÃO

– Importante que os usuários da Babitonga estejam cientes sobre a presença deste animal a fim de evitar alguma possível colisão com embarcações. Embarcações de grande porte podem causar ferimentos e até a morte do animal em caso de acidente. Já a colisão com embarcações pequenas pode significar sério risco de segurança, pois devido ao porte do animal a embarcação pode naufragar.

Da PMP-BS, com adaptações da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook