
Registrada, em Itapoá, primeira aparição de baleia-de-bryde na Baía da Babitonga

Na manhã deste domingo, dia 08 de março, o PMP-BS / Univille (Projeto de Monitoramento de Praias da Baia da Babitonga / Universidade da Região de Joinville) recebeu o relato de uma nova avistagem de baleia na Baía da Babitonga. Dessa vez, foi em frente à praia do Pontal, em Itapoá. Segundo quem acionou o PMP-BS, Rafael Torres e Yasmin De Avila, o animal saltou três vezes, emocionando quem estava no local e pode prestigiar esse momento ímpar.
Integrantes do PMP-BS/Univille e do Projeto Toninhas organizaram uma nova expedição. A baleia foi encontrada nadando próximo ao canal de acesso ao porto de São Francisco do Sul, nas proximidades da Ilha do Alvarenga. Os profissionais conseguiram monitorar a baleia por cerca de 30 minutos, quando registraram o comportamento do animal, que se alimentava.
A presença de três quilhas (saliências) longitudinais no topo da cabeça e nadadeira dorsal pequena e falcada associada a rápida natação com mudanças bruscas de direção confirmaram que o indivíduo se trata de uma baleia-de-bryde (Baleanoptera brydei).
É um indivíduo adulto e mede aproximadamente 10-12m de comprimento total. A pesquisadora e coordenadora do Projeto Toninhas, Dra. Marta Cremer, destaca que a baleia-de-bryde é a única espécie de baleia que ocorre ao longo de todo o ano na costa brasileira, mas sua ocorrência é incomum dentro de baías e estuários. Na Baía Babitonga, esse é o primeiro registro de baleia-de-bryde.
Nos próximos dias, equipes continuarão indo a campo para monitorar o deslocamento do animal dentro da Baía Babitonga. Caso você aviste a baleia, pedimos que ligue para a equipe do PMP-BS/Univille (0800 642 3341 / (47) 3471 3816 / (47) 99212 9218) e informe o horário e local da avistagem.
ALERTA DE NAVEGAÇÃO
– Importante que os usuários da Babitonga estejam cientes sobre a presença deste animal a fim de evitar alguma possível colisão com embarcações. Embarcações de grande porte podem causar ferimentos e até a morte do animal em caso de acidente. Já a colisão com embarcações pequenas pode significar sério risco de segurança, pois devido ao porte do animal a embarcação pode naufragar.
Da PMP-BS, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Prefeitura realiza audiência pública sobre Relatório de Gestão Fiscal do 1º Quadrimestre
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina lança sua campanha do agasalho 2025
Itapoá se despede de Paulo Alexandre Haponiuk, ex-presidente da Câmara Municipal
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário