EDITORIAL: Itapoá Notícias nº 156 – Abril de 2020 – Informar é essencial

Desde que o novo coronavírus chegou e começou a se espalhar pelo Brasil, as nossas vidas pessoal e profissional mudaram completamente. Quantos sonhos adiados, planos cancelados, quantas vidas virando de ponta-cabeça. São tantos os problemas que estamos vivenciando por estes dias, que adaptar-se tem sido o verbo do momento. Mas às vezes, tudo parece tão difícil. Afinal, muito do que era rotina diária, agora é proibido. Cuidados que eram considerados exagerados agora são básicos e obrigatórios. Certamente, nossas vidas mudaram definitivamente e ansiosos esperamos pela nova normalidade que irá surgir quando essa crise toda (sanitária e econômica) passar.

Neste cenário de muitas preocupações e poucas certezas, o Jornalismo acabou ganhando um papel de extrema importância. Tidos como atividades essenciais, os serviços de imprensa são encarados pelos órgãos de Governo como medidas de enfrentamento à pandemia de covid-19 desde o dia 22 de março, quando foi publicado um decreto presidencial contemplando esse tema.

Inicialmente, esta edição nº 156 do jornal impresso Itapoá Notícias estava prevista para ser publicada no último dia 08 de abril. Naquele momento, a ausência de critérios claros sobre as competências de governos (federal, estadual e municipal) que não “falavam a mesma língua” (e ainda não falam) juntamente com as indefinições das regras de convívio social fizeram com que suspendêssemos a produção e publicação do jornal até que encontrássemos uma saída segura do ponto de vista econômico e, principalmente, sanitário.

Com o passar dos dias, foi possível analisar com mais detalhes o cenário e, aproveitando do momento que se apresenta com regras mais estáveis, entendemos que chegou o momento de esboçar uma retomada, também, da nossa atividade, mesmo considerando que em nenhum momento estivemos impedidos de exercê-la. A opção pela suspensão temporária se baseava apenas na prudência e necessidade de uma melhor compreensão do cenário.

Levando tudo o que mencionamos em consideração e que, no atual momento, as pessoas demonstram mais preocupação com os perigos das falsas informações espalhadas nas redes sociais, fica evidente a tendência de uma maior de confiança no jornalismo profissional. Há pesquisas envolvendo diversos países que trazem números bem expressivos a esse respeito.

É justamente por entender a importância do nosso trabalho e considera-lo essencial neste cenário, que apresentamos a você, leitor, a 156ª edição do Itapoá Notícias. Ela foi editada, impressa, transportada e entregue com todo o cuidado que o momento exige. Pedimos encarecidamente para que você também tome todos os cuidados ao manuseá-la. Assim, conseguimos garantir que a informação tão essencial nos dias atuais chegue a você com o toda a segurança necessária.

Mas não é só isso: queremos aproveitar para apresentar a mais nova integrante do time Itapoá Notícias. Jornalista e mestre em Comunicação pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Augusta Fehrmann Gern, ou simplesmente Guta, tem experiência em assessoria de imprensa, redação, comunicação e consultoria ambiental. Temos a certeza de que ela tem muito a agregar ao jornal em termos de variedade e qualidade do conteúdo.

E nesse clima de boas-vindas, despedimo-nos deste editorial, realçando a importância do bem-informar e de estar bem informado em um momento de crise como essa que estamos vivendo. Podemos garantir que este exemplar de jornal em suas mãos foi especialmente produzido com essa finalidade.

Obrigado pela confiança e tenha excelente leitura!

Avatar

Equipe Tribuna de Itapoá

Fundada em 2014, o site jornalístico Tribuna de Itapoá integra o mesmo grupo empresarial do jornal Itapoá Notícias desde fevereiro de 2017, o que viabiliza diversas ações de parceria entre os dois veículos de comunicação. Há, ainda, a parceria com a fanpage Praia De Itapoá SC, página de Itapoá com o maior número de seguidores no Facebook (ultrapassando a marca dos 56 mil).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook