Empresa de regaseificação de GNL e geração de energia investe em projetos culturais de Itapoá

Os projetos culturais “Orquestra Sua Majestade o Violão” e “Violão para Todos”, realizados pelo Governo Federal via Lei de Incentivo Fiscal à Cultura (antiga Lei Rouanet) em Itapoá e administrados pela Escola de Música Tocando em Frente, têm um novo patrocinador que se junta ao Porto Itapoá na viabilização de realização das propostas. Trata-se da Golar Power Latam, uma das maiores empresas dedicada ao desenvolvimento de projetos de terminais de regaseificação de GNL (gás natural liquefeito) e geração de energia. Em breve, ela estará atuando com uma unidade flutuante de regaseificação de gás na vizinha São Francisco do Sul que levará o nome de TGS (Terminal Gás Sul).

Quem explica a importância de investimentos como esse para a cultura local é o gestor cultural Helmuth Kirinus (o professor Mutti). “A presença deste investimento para Itapoá é imprescindível. Quando realizamos a primeira conversa com a empresa no final do ano passado [2019], ficamos muito esperançosos, pois de outra forma não teríamos como dar continuidade nos projetos Violão para Todos, do qual a TGS e Golar patrocinam 90% e muito menos a Orquestra Sua Majestade o Violão, a qual tem a previsão de um patrocínio de 40%. Até então, embora fossem procuradas e informadas sobre esta ferramenta de incentivo à Cultura, a única empresa que realizava patrocínio via incentivo federal era o Porto Itapoá. O Porto, que através do seu patrocínio, inaugurou esses projetos, além dos corais Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã, é hoje muito procurado por diversos proponentes e, com o aumento de projetos, não conseguiria dar conta de tantos pedidos”, conta.

Para Edson Real, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Golar Power Latam, investir em projetos culturais é uma decisão que está alinhada aos pilares de atuação definidos pela empresa para a região. “Mais do que licenças ambientais e todo o rito legal atrelado a elas, entendemos ser necessário termos a chancela dos moradores locais, aquilo que se chama de ‘licença social’. E isso é um trabalho mútuo de construção e de muito diálogo. Temos sempre falado sobre isso nas audiências públicas, é uma permissão amistosa para estarmos ali, respeitamos a cultura local e pretendemos contribuir para o desenvolvimento em geral da região, seja no aspecto cultural ou qualquer outro pilar relacionado à visão da empresa”, garante.

Edson também comenta a opção da empresa pelos projetos “Orquestra Sua Majestade o Violão” e “Violão para Todos”. “São projetos que têm total aderência com os valores e requisitos da Política de Patrocínio da Golar Power Latam, que apresentaram bons resultados e que contam com o apoio dos moradores. Essas iniciativas estão respaldadas na crença da transformação da sociedade por meio da arte e contemplam jovens e adultos, incentivando o estudo do instrumento, o aprendizado da linguagem musical e a prática em conjunto. Isso tudo é desenvolvimento humano, justamente o que acreditamos ser necessário para a sociedade nos tempos atuais”, explica.

“Neste momento de crise provocada pela pandemia do coronavírus, vamos além do desenvolvimento. O que podemos constatar é a importância da solidariedade e das manifestações artísticas em prol do bem-estar da população. A Golar Power apoia e incentiva as muitas formas de arte e entende que tem um papel de suma importância no desenvolvimento de Itapoá e municípios vizinhos. Queremos que a população acredite em si e conte com o apoio do TGS para viabilizar seus projetos”, conclui o diretor de Desenvolvimento de Negócios da empresa, Edson Real.

SOBRE OS PROJETOS PATROCINADOS

O projeto “Violão para Todos” oferece aulas semanais de violão gratuitas e realizará duas apresentações didáticas para a comunidade. O objetivo é amenizar a vulnerabilidade social através do convívio com a arte e cultura, oferecendo um acréscimo educativo e cultural para a comunidade de Itapoá. Ao todo, são 60 alunos distribuídos em 12 turmas com cinco estudantes cada.

A “Orquestra sua Majestade o Violão” promove encontros de estudantes de violão para prática em conjunto no formato de uma Orquestra de violões e oferece aulas individuais para os membros visando o aperfeiçoamento técnico e a realização de apresentações didáticas para a comunidade. Recentemente foi um divulgado um vídeo com um pouco do trabalho realizado pela Orquestra. Você pode conferir em suamajestade.itapoa.info

SOBRE O TERMINAL GÁS SUL

A Golar, empresa dedicada ao desenvolvimento de projetos de terminais de regaseificação de GNL e geração de energia, está licenciando a instalação de uma unidade flutuante de regaseificação de gás natural no município de São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Conhecida como FSRU (Floating Storage and Regasification Unit), a embarcação terá capacidade de fornecer 15 milhões de metros cúbicos do combustível por dia para fomentar o desenvolvimento de indústrias locais, como a de cerâmica, de metal-mecânica e de vidro, além de suprir a demanda de termelétricas nas regiões próximas ao empreendimento. A solução é ambientalmente sustentável e aumentará a segurança energética do Sul do País, após o término de parte dos contratos do gasoduto Brasil-Bolívia (Gasbol), em 2019. A unidade, batizada de Terminal Gás Sul (TGS), deverá ser instalada na Baía de Babitonga, na região do Sumidouro e não envolverá qualquer construção em terra, garantindo a máxima preservação das belezas naturais locais.

O processo de licenciamento está sendo analisado pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente) de Santa Catarina, para que o navio responsável pela armazenagem do GNL possa ser ancorado na Baía e conectado a um gasoduto que levará o combustível até o ponto de conexão com o Gasbol, a cerca de 35 km do local. O gasoduto deverá utilizar a mesma faixa de servidão do atual oleoduto OSPAR, não exigindo novas áreas de supressão vegetal ou desapropriação.

A empresa está finalizando a obtenção dos documentos necessários para a obtenção da Licença Ambiental de Instalação (IMA – SC) e da Autorização de Construção da ANP (Agência Nacional do Petróleo), cujas estimativas são para maio e junho deste ano (2020), respectivamente. O prazo de implantação é de 14 a 18 meses, sendo que a estimativa é de que comece a operar comercialmente em 2022.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook