SC distribui 32 mil testes rápidos para Covid-19 – Itapoá e Garuva recebem 120 deles cada uma

Nesta segunda-feira, o Governo de Santa Catarina distribuiu 32 mil testes rápidos para a detecção da Covid-19 a todos os municípios catarinenses. Trata-se da terceira remessa que o Estado recebeu do Ministério da Saúde – de um total de cinco já previstas. As duas primeiras, somadas, contabilizaram mais de 36 mil testes para Santa Catarina.

São 1,6 mil caixas com 20 unidades do teste e um frasco de solução tampão em cada uma. Cada município catarinense receberá, no mínimo, três caixas (60 unidades) de teste rápido de acordo com o seu número de habitantes. Seguindo as normas do Ministério da Saúde, no Estado, a distribuição ficará da seguinte forma:

– até 10 mil habitantes: 3 caixas;
– de 10.001 até 20 mil habitantes: 5 caixas;
– de 20.001 até 50 mil habitantes: 6 caixas;
– de 50.001 até 100 mil habitantes: 8 caixas;
– de 100.001 até 170 mil habitantes: 12 caixas;
– de 170.001 até 360 mil habitantes: 14 caixas;
– acima de 360 mil habitantes: 23 caixas.

Além das quantidades acima, será distribuída uma caixa extra para o município que tenha casos positivos da doença; que tenha hospital que pertença à Política Hospitalar Catarinense; que possua em sua rede assistencial serviços de UPA; e/ou que possua em sua rede assistencial serviços do SAMU.

Itapoá, com 19.963 habitantes* recebe cinco caixas em função do número de habitantes acrescida de uma sexta caixa em função de contar com SAMU Municipal, totalizando 120 testes. Garuva, com 17.800 habitantes, recebe cinco caixas pelo número de habitantes e uma sexta caixa por contar com UPA e PA, totalizando também 120 testes rápidos. O fato de Garuva ter confirmado recentemente um caso de contaminação pelo Covid-19 acabou não sendo levado em consideração, porque a distribuição foi definida, pelo Estado, um dia antes de ocorrer essa confirmação.

*Os dados populacionais levam em consideração a estimativa do TCU para 2018.

Clique aqui para acessar a Nota Técnica 006/2020 do COES (Centro de Operações e Emergência em Saúde) do Governo de Santa Catarina e veja quantas caixas de testes rápidos cada município de Santa Catarina está recebendo.

FOTO: Mauricio Vieira / Secom – SC.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook