Meio Ambiente agora também está online

Vem aí, o Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta sexta-feira, dia 5 de junho. Mais do que nunca, essa é uma data que merece nossa atenção e reflexão. Crise sanitária, queimadas e novos dados sobre o uso excessivo dos recursos naturais são apenas alguns dos exemplos que justificam a pergunta: de que forma estamos nos relacionando com o meio ambiente?

Este é um momento de muitos aprendizados e adaptações. Além de revermos a forma como nos relacionamos com o meio ambiente, também precisamos ajustar formas de comemorar e aprender sobre ele.

Neste ano de 2020, as comemorações sobre a data serão diferentes em Itapoá. Em função do novo coronavírus, uma série de atividades da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAI) precisaram ser adaptadas e, algumas, paralisadas por um período, como foi o caso da educação ambiental. Agora, com a chegada do Dia Mundial do Meio Ambiente, o Departamento de Gestão Ambiental e técnicos da Secretaria estão buscando alternativas “para que esta data tão importante ganhe visibilidade em nossa cidade e para que a sociedade possa refletir sobre a importância da saúde ambiental, principalmente quando estamos discutindo saúde humana e qualidade de vida”, informa a pasta em nota.

De acordo com o texto, a Secretaria está buscando viabilizar encontros virtuais para dialogar com especialistas sobre temas pertinentes à gestão ambiental e a realidade de Itapoá. Além disso, nesta sexta (05/06), a equipe da pasta deve realizar um plantio de mudas nativas na cidade.

Para além das comemorações, outra adaptação do tema no ambiente virtual é o projeto “Itapoá Sempre Verde – Viveiro Florestal Educador”, do Porto Itapoá. Visto a necessidade de isolamento social, as visitas ao Viveiro Florestal Educador do Projeto foram temporariamente suspensas e nasceu um novo ramo: Conexão. A partir de agora, toda a semana, haverá um conteúdo novo sobre o projeto para ser acompanhado de casa. As publicações e novidades podem ser acompanhadas pelas redes sociais da Associação de Defesa e Educação Ambiental – ADEA, que executa o projeto.

Assim, de casa, o convite é para você aproveitar o momento para aprender ainda mais sobre o meio ambiente e as melhores formas de se relacionar com ele. A SEMAI nos lembra que o artigo 255 da Constituição Federal trata do tema: “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. Conforme a Secretaria, a lei é clara em mostrar que todos precisam de um ambiente saudável e, para que isso aconteça, todos têm o dever se resguardá-lo, fazendo o uso sustentável de seus recursos. “É possível viver de forma equilibrada, e isso depende de todos nós, de cada um de nós. Nesse sentido, a SEMAI conta com a contribuição da população que ama e vive em nossa cidade, que busca por qualidade de vida, através do contato com a natureza e todas as belezas naturais que encontramos aqui. É possível crescer economicamente, preservando o que temos de melhor, um meio ambiente equilibrado e em harmonia”, conclui a Secretaria em nota.

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook