Vendaval causa transtornos e Itapoá declara Situação de Emergência nas áreas afetadas

Na tarde dessa terça-feira, dia 30 de junho, Itapoá foi atingida pelo forte vendaval que foi registrado em quase toda a região Sul do Brasil. Os ventos causaram diversos transtornos no território itapoaense. Foram registradas quedas de muitas árvores (inclusive em cima de imóveis, fiações elétricas e faixas de rolamento das vias de trânsito); destelhamento de imóveis comerciais e residenciais; e os mais diversos prejuízos materiais relacionados à ausência de energia e de serviços de comunicação como telefonia e internet em quase toda a Cidade (em alguns pontos por mais, outros menos tempo).

Por meio de um vídeo divulgado nas redes sociais, Marlon Neuber, prefeito de Itapoá, se manifestou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de julho, informando que a Prefeitura já estava contabilizando os estragos e que a Secretaria de Obras, o Departamento de Trânsito e a Defesa Civil, juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar, a Celesc e a Itapoá Saneamento estão todos trabalhando, com alguns órgãos inclusive durante a madrugada para que as vias sejam desobstruídas e todos os serviços públicos reativados.

No período da tarde, a Prefeitura declarou situação de emergência nas áreas do Município afetadas pelo vendaval através do Decreto Municipal nº 4494. O documento autoriza “a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil – COMDEC, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. Além disso, dispensa “de licitação os contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de 180 (cento e oitenta) dias consecutivos e ininterruptos, contados a partir da caracterização do desastre, vedado a prorrogação dos contratos”.

A defesa civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de mar agitado na madrugada desta quarta para quinta-feira, com ondas de sul a sudeste medindo até 3,5 metros, ainda em consequência da ventania que atingiu a região Sul. Há risco de ressaca em todo o litoral catarinense.

Abaixo, o vídeo divulgado pelo Prefeito de Itapoá, além de outro vídeo e fotos que nos foram enviadas e / ou divulgadas nas redes sociais sobre os estragos pelo vendaval no Município.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook