Criado por servidores, aplicativo facilita a vida de cidadãos e advogados em Itapoá
A 1ª Vara Cível da comarca de Itapoá deu mostras de que é possível – com o uso da tecnologia – se ajustar ainda mais às facilidades do mundo contemporâneo e assegurar um serviço cada vez mais transparente, eficiente e otimizado, capaz de beneficiar simultaneamente cidadãos, advogados e população em geral. Servidores daquela unidade criaram um aplicativo capaz de aproximar ainda mais os trabalhos por eles desenvolvidos aos cidadãos que procuram por informações processuais, com avanços também na comunicação com os advogados. O app está disponível no Play Store. “A intenção inicial era elaborar um meio de comunicação entre a chefia de cartório e os servidores da 1ª Vara Cível, neste período de home office, controlando a produtividade do setor”, explica o chefe de cartório, Felipe Barboza. Depois de concluída essa etapa, em conversa com o servidor Josiel Diogo de Góis – responsável pela ideia inicial e criação das plataformas do aplicativo -, foi possível observar que o aplicativo poderia ser útil também em outros trabalhos, ao disponibilizar acesso aos cidadãos e advogados sobre a unidade.
Felipe comenta que o aplicativo teve o apoio e autorização do Laboratório Jurídico do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com o intuito de melhorar a prestação jurisdicional da unidade. Na opinião do juiz Walter Santin Junior, titular da 1ª Vara Cível e responsável pelo Cejusc de Itapoá, a ideia foi muito bem recebida por todos. Nesta semana, aliás, o aplicativo foi essencial para a realização de uma audiência que envolveu acordo entabulado entre duas pessoas, uma delas residente no município de Brasil Novo, no Pará.
Organizada pelo Cejusc, esta videochamada foi considerada um sucesso para as partes envolvidas. De acordo com o secretário do Cejusc, Abraão Gomes Portela, o app será muito benéfico para todos os cidadãos, advogados e população em geral. “Por meio do aplicativo, é possível antecipar as informações e, assim, evitar o deslocamento do cidadão até o fórum. Dessa forma, existe a possibilidade de verificar a documentação necessária para o encaminhamento de um pedido de mediação e conciliação”, expõe o secretário do Cejusc, que conta com o apoio de três mediadoras. O aplicativo, chamado de Gestão Cartório 1ª Vara Itapoá, está disponível neste link.
Da Assessoria de Imprensa do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, com adaptação da Tribuna de Itapoá.
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