“O que vale um voto?”, por Augusta Gern

A cada dois anos uma lista de temas se repete nas mídias e discussões sociais para garantir o instrumento democrático de livre escolha que temos. A cada quatro anos, como é o caso deste que estamos vivendo, o assunto se estreita ainda mais, afinal, a questão eleitoral está diretamente e fisicamente presente em nosso dia a dia. Quem é que não convive ou não conhece um candidato a prefeito ou, mais ainda, a vereador ou vereadora em nossa cidade?

Para além da campanha eleitoral, de adesivos em carros, lives nas redes sociais ou músicas em carros de som, eles estão presentes em nosso dia a dia. Gente como a gente, estão presentes em nosso trabalho, em nossa roda de amigos, em nossa família… Dividem a mesma fila do mercado, compartilham de muitas angústias e, como nós, desejam o melhor para Itapoá (afinal, é para isso que estão se candidatando, não é mesmo?).

Dessa forma, acredito que as eleições municipais são a forma mais efetiva de conseguirmos dar valor ao nosso voto e à nossa voz. Ela nos possibilita votar em pessoas que conhecemos e acreditamos para além de algumas semanas do período de campanha e, mais ainda, nos possibilita cobrar, estar presente e fiscalizar o peso desse voto.

Seguindo então todas as reflexões que já lemos em diferentes mídias e que se repetem a cada ano eleitoral, a mensagem aqui quer reforçar: o que vale o seu voto?

Em 2020, com toda essa pandemia do novo coronavírus, refletimos muito sobre o quanto um ano vale em nossas vidas. Agora multiplique por quatro e para toda uma cidade! Sentiu o peso da sua responsabilidade? Dê o devido valor à sua voz, a sua expressão e ao seu voto : )

Avatar

Augusta Fehrmann Gern

Augusta Gern. Jornalista pela Instituição Educacional Bom Jesus / Ielusc (2012) e mestre em comunicação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2017). Tem experiência em assessoria de imprensa, comunicação empresarial e redação e, atualmente, trabalha com produção de conteúdo e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook