“Eleições municipais e sua influência”, por Thiago Gusso

Em que pese o apego ao patriotismo de um lado e ao globalismo do outro, é indiscutível a ideia de que a maioria das ações que nos influenciam surgem nos municípios, já que é na cidade que ocorrem as mudanças que afetam diretamente nosso cotidiano. Apesar de todo o aporte dos governos Federal e Estadual nos mais diversos segmentos, são os municípios os responsáveis pela definição dos investimentos em saúde, educação, cultura e tantos outros temas importantes.

Levando isso em consideração, é possível perceber quão importante são os papéis desempenhados pelos prefeitos e vereadores que definem, por quatro anos, os rumos que as cidades vão ter. A escolha desses gestores e legisladores influenciam completamente na qualidade de vida das pessoas.

Mais do que simplesmente eleger Prefeito e vereadores, é na esfera municipal que o cidadão consegue participar mais ativamente da democracia, já que com a maior proximidade dos eleitos, é possível debater ideias, apresentar sugestões, fiscalizar e criticar ações com maior efetividade.

Em cidades menores, nas quais podemos enquadrar Itapoá e Garuva, não é raro o eleitor conhecer pessoalmente os seus candidatos, tendo maior facilidade para acompanhar o trabalho realizado pelos eleitos, bem como para participar da formulação de programas de políticas públicas.

Mas essa proximidade exige também cuidados extras, pois não raramente, candidatos buscam utilizar isso para conquistar votos na base de troca de favores. Se ele é capaz de cometer um crime eleitoral como esse, não merece o seu voto, pois sendo eleito, a tendência é continuar agindo de forma irregular, e os efeitos disso são extremamente prejudiciais para a comunidade.

Mas não é só para os eleitores que a política começa nas eleições municipais. Os próprios políticos costumam iniciar suas carreiras nessa esfera, o que amplia ainda mais a importância desse momento eleitoral. É nos municípios que muitos dos deputados (sejam eles estaduais ou federais) encontram sua base de votos, pois é onde são mais conhecidos normalmente pelos trabalhos realizados em prol daquela comunidade, nos mais diversos cargos políticos que já possam ter ocupado.

Então, podemos dizer que as eleições municipais têm, inclusive, influência indireta nas formações das assembleias legislativas e Câmara dos Deputados, inclusive porque muitas das campanhas desses políticos são realizadas por prefeitos e vereadores eleitos nos municípios, que acabam conquistando relevante número de votos para seus partidários. Isso ocorre na base de troca de apoios entre as candidaturas de um mesmo partido ou de aliados.

E é por tudo isso que o seu voto no próximo dia 15 de novembro não influenciará somente no futuro de sua cidade, mas também do seu estado e do País. Mas principalmente, a confiança que você depositar na urna vai influenciar diretamente na sua vida.

Analise bem as propostas de seus candidatos e vote naqueles que te inspiram mais confiança e capacidade. Outra oportunidade como essa você só terá em 2024.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook