Com foco em cursos de excelência, Instituto Ertus inaugura sua sede em Itapoá

Nascido com o objetivo de oferecer cursos de formação técnica de excelência, proporcionando a melhor experiência na prática e formando alunos qualificados para o mercado de trabalho, o Instituto Ertus inaugurou sua sede em Itapoá na noite dessa segunda-feira, dia 1º de fevereiro. A instituição de ensino, que já possui sede em Jaraguá do Sul e encaminha expansão para Joinville, chega ao território itapoaense proporcionando aos moradores e trabalhadores locais, um curso técnico de enfermagem de excelência. Prestigiaram a inauguração do Instituto, o vice-prefeito de Itapoá Jeferson Rubens Garcia; a secretária de Saúde do Município, Janayna Gomes, que também será professora da instituição; demais professores e a equipe administrativa do Ertus. O anfitrião do evento foi o Professor Doutor Edson Andrade dos Reis, diretor do Instituto. O público presente assistiu às falas na parte externa da sede e foram reforçadas todas as medidas de distanciamento protocolares deste momento de pandemia pelo novo coronavírus.

Após recepcionar e cumprimentar a todos, Edson explicou que a missão do Instituto Ertus é proporcionar à sociedade, técnicos de enfermagem de excelência. “Nós queremos trazer para Itapoá um curso técnico de enfermagem e suas ramificações em pós-técnico para formar pessoas que possam assistir outras pessoas. Nada mais em voga do que saúde pós pandemia. Parece que o mundo se reorganizou e verificou que fatores como o financeiro, trabalho, esportes e alguns outros, que às vezes, na vida, damos mais atenção, não são tão importantes como a saúde”, considera. “Mesmo em ano de pandemia, no qual as empresas, órgãos públicos e toda a sociedade não conseguiram ter a sua normalidade das atividades, conseguimos uma série de protocolos atendidos pelo MEC e, no dia 22 de janeiro, foi protocolado o credenciamento do Instituto Ertus na cidade de Itapoá, e autorizado o curso técnico de Enfermagem para todas as suas habilitações e certificações. Ficamos muito felizes em poder trazer um curso 100 % regulado, com um timaço de professores e expectativa muito grande dos alunos e sociedade”, concluiu.

Para o vice-prefeito Jeferson Garcia, é muito importante valorizar o profissional da Saúde. Ele comentou que o plano de governo da atual gestão municipal conta com a implantação de novos postos de saúde e que, para isso, será muito importante a capacitação dos profissionais que atuarão na área técnica de enfermagem. “Parabéns pela estrutura. Boa sorte, sucesso e seguimos juntos, porque temos muito o que esperar de Itapoá e necessitamos dos profissionais de saúde”, disse.

A secretária municipal de Saúde de Itapoá, Janayna Gomes, que também atuará como professora do curso, contou que é técnica de enfermagem há 25 anos, atuando no Município há 23. “Hoje, sou enfermeira há quatro anos, mas ainda atuo como técnica aqui no município. Estou secretária e vereadora licenciada. Quero parabenizar ao Edson e equipe por escolherem Itapoá e acreditarem nas pessoas que moram aqui, dando oportunidades para que tenham formação”. Ela também direcionou uma mensagem aos alunos. “Agarrem-se em todas as professoras, aproveitem ao máximo tudo o que elas tiverem para ensinar, a tudo que tivermos, porque também vou ser professora aqui. Aprendam, absorvam tudo e aproveitem cada momento deste curso para serem ótimos profissionais, porque o mercado de trabalho está crescendo, mas a exigência também”, concluiu.

A palestrante da aula inaugural do Instituto Ertus, Professora Doutora Alexandra Mastella, também parabenizou a iniciativa. “Estamos em meio a uma pandemia e em um país que tem muitas deficiências educacionais e, mesmo como todo esse desafio, o professor Edson e a equipe Ertus estão de parabéns, por uma inovação. É uma escola em meio a um momento que a gente precisa de esperança”, comentou Alexandra, que também é do meio educacional, trabalhando há 26 anos na área.

Para a professora especialista Nelissa Manhani, coordenadora do curso técnico de Enfermagem do Instituto Ertus de Itapoá, é uma honra ter sido convidada para fazer parte da instituição. “Quais os profissionais que o mundo mais precisou neste último ano, e que também teve as maiores baixas, seja por óbito por causa da Covid-19, seja por afastamento por comorbidades? Então, é uma profissão que precisa ser renovada a todo instante, com aprendizado e novas técnicas”, explica. Como coordenadora de curso, bem como enfermeira e técnica de enfermagem, ela se colocou à disposição de todos, lembrando que Itapoá recebeu muito bem o Instituto. “Sou apaixonada pelo que faço e fico feliz por ver tantas pessoas interessadas em aprender essa profissão tão maravilhosa, que é a Enfermagem. Sejam todos bem vindos. Estão todos de parabéns e vamos ter um curso de excelência com certeza”, concluiu.

A abertura da porta da sede marcou o momento de inauguração do Instituto Ertus em Itapoá.

Em entrevista à Tribuna de Itapoá, logo após a inauguração, o diretor da Instituição, Professor Doutor Edson Andrade dos Reis, comentou que a ideia de trazer a Escola para Itapoá surgiu a partir de parceiros do Instituto, que informaram haver uma demanda reprimida na cidade. “Soubemos que vários alunos, para a sua formação técnica, teriam que se deslocar até Joinville, tendo uma perda de tempo e dinheiro”, explicou.

Para breve, estão previstas, além de uma nova turma do curso técnico de enfermagem, um curso de estética e outro de logística portuária.

“Agora, temos em Itapoá, uma instituição aprovada pelo MEC, com estágios definidos em hospitais de Joinville, para assistir à formação desses alunos. Venham nos conhecer e conhecer o trabalho sério e de qualidade que estaremos desempenhando”, concluiu o diretor do Instituto Ertus.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook