EDITORIAL: Itapoá Notícias nº 166 – Fevereiro de 2021

Depois de um 2020 bastante complicado nos aspectos econômico e, principalmente, sanitário, o ano de 2021 começou alimentando certa expectativa de que seja menos conturbado nesse sentido. O primeiro mês do ano já se foi e sem muitas novidades, é bem verdade, mas as aprovações e aplicações de vacinas contra a Covid-19 e o planejamento para a volta das aulas suspensas há um ano acenam para um cenário diferente ao do ano passado. A doença, infelizmente, ainda apresenta números bastante preocupantes, mas é grande a esperança de todos quanto a um ano melhor. Todavia, a confirmação disso, só o próprio tempo irá trazer.

Enquanto isso, toda a sociedade (incluindo a nós) vai se adaptando como pode e tentando, na medida do possível, seguir o fluxo. E é nesse contexto de seguir em frente, que lançamos e entregamos mais uma edição do jornal impresso Itapoá Notícias, para seguir com nossa missão de manter você bem informado sobre o que de mais importante está acontecendo em Itapoá e Garuva.

Nesta segunda edição do ano de 2021, você vai ler que o “Cliques do Julio”, páginas de fotos de Itapoá que você vinha acompanhando mensalmente aqui no jornal, agora tem uma página própria no Facebook (leia mais aqui mesmo na página 02, à direita). É mais um canal pelo qual você pode acompanhar o trabalho do fotojornalista Julio Cesar Penteriche.

Mesmo em um ano tão difícil como foi o de 2020, o Porto Itapoá surpreende e movimenta 440 mil contêineres. Ele segue contribuindo ativamente para a economia da região. Leia mais na página 03, aqui do lado.

A Cultura local também inicia 2021 em alta, apesar de todas as dificuldades enfrentadas em 2020, quando foi um dos setores mais atingidos – senão o mais atingido – pelas medidas de proteção contra o novo coronavírus. Na página 04, você vai ler que Escola Tocando em Frente já está dando continuidade a quatro de seus projetos culturais de música. As inscrições para os interessados em participar estão abertas. Leia a matéria e conheça os detalhes. Ainda no segmento da Cultura, o compositor de Itapoá Helmuth Kirinus elaborou um álbum musical muito bacana, que com o apoio de parceiros musicais, foi publicado em uma plataforma de música digital, na qual está fazendo muito sucesso. Confira mais detalhes na página 05.

Muito esperada pela maioria das pessoas, as vacinas contra a Covid-19 já estão sendo aplicadas nos profissionais de saúde de Itapoá. Conversamos com a secretária de Saúde do Município para saber mais detalhes. Confira as informações sobre o tema, na página 08.

Enquanto isso, a Secretaria de Educação vai organizando a volta às aulas, que deve ocorrer nos próximos dias e de forma híbrida. A matéria sobre o assunto está na página 10.

E falando em Educação, a nova sede da escola do Saí Mirim está quase pronta e deve ser entregue nos próximos dias. Na página 11, tratamos do assunto. Confira.

A opinião de nossos colunistas, você confere nas páginas 12 e 13. Ainda na página 13, você conhece a história de um casal que fez a diferença doando centenas de milhares de lacres de latinhas ao Rotary Club de Itapoá, material que será revertido em diversos equipamentos como cadeiras de roda, de banho, muletas, entre outros, que ampliarão ainda mais o alcance do trabalho realizado pelo Rotary no apoio às pessoas que precisam desses itens e, muitas vezes, não têm condições de adquirí-los.

Na página 14, você vai ver que a Polícia prendeu grande quantidade de drogas em Itapoá recentemente. Já na 15, você fica sabendo das últimas informações de Garuva.

A todos, uma excelente leitura!

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook