Escola Tocando em Frente dá continuidade a quatro atividades culturais em Itapoá

A Escola de Música Tocando em Frente, através de projetos culturais via lei de incentivo fiscal federal, renova as inscrições para quatro projetos de formação musical continuada. São eles: o projeto Violão para Todos para iniciantes no instrumento; Orquestra Sua Majestade o violão, para estudantes já iniciados no instrumento e na leitura musical; coral infantil Sementes do Amanhã, para qualquer criança a partir de 8 anos com desejo de cantar; e coral adulto Vozes da Babitonga para qualquer munícipe disposto a aprender ou aperfeiçoar sua expressão artística através do canto.

As inscrições para todas essas modalidades de formação artística continuada ocorrem até o próximo dia 5 de março pelo telefone / WhatsApp (47) 99904-5616.

Mesmo com o período de pandemia e a necessidade de isolamento social, todos os projetos conseguiram realizar produções de modo remoto e encerraram 2020 com um saldo positivo no ensino e aprendizagem musical. A última música produzida, que uniu os integrantes dos 4 projetos, contou com aproximadamente 70 instrumentistas aprendizes e cantores. A Orquestra Sua Majestade o Violão produziu outros 4 vídeos de modo remoto e manteve suas aulas via vídeo chamada durante o ano todo. Com aulas com vídeo chamada e materiais compartilhados via grupo de Whatssap, também funcionou o projeto Violão para Todos. “O resultado foi além das nossas expectativas, talvez o isolamento contribui de certa forma para a dedicação dos estudantes ao instrumento. O fato é que, além disso, houve um desenvolvimento além do esperado, e a música serviu de alento para os estudantes e familiares” comenta o professor de violão Helmuth Kirinus.

Os corais também realizaram ensaios e aulas virtuais durante o período que havia saldo de recursos do projeto anterior. Optou-se, porém, esperar por novas condições de segurança para voltar com as aulas presenciais em novo formato mais seguro e iniciar o novo projeto. Mesmo com o isolamento e menor tempo de atividade contínua, os corais conseguiram remotamente executar duas músicas: “Caçador de Mim” e “Então é Natal”, esta última através do projeto Violão Para Todos.

“O propósito é, com ou sem necessidade de isolamento, manter as pessoas com atividades sadias, seja de modo remoto ou presencialmente com medidas sanitárias seguras. Teremos um período de inscrição, e logo após ele, decidiremos com dados mais atuais qual será a melhor forma de seguir em frente no ensino musical, com segurança e qualidade”, explica Luci Kirinus (Nena), coordenadora dos projetos da Escola Tocando em Frente.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook