“Você sabe o que é fibromialgia?”, por Daiane Dedecek

Segundo o reumatologista Thiago Bitar, do corpo clínico dos Hospitais Albert Einstein e Sírio-Libanês, os sinais mais visíveis de quem possui essa síndrome são: dores generalizadas, espalhadas pelo corpo e articulações, podendo durar meses; fadiga e cansaço durante o dia; sono prejudicado, em alguns casos o paciente apresenta quadros de apneia ou insônia, problemas cognitivos e alteração da memória, transformando uma simples tarefa de atenção ou concentração em algo difícil de ser realizado. Ainda de acordo com o reumatologista, em alguns casos, a fibromialgia pode desencadear um fenômeno vascular chamado Raynaud, que causa alteração da cor das mãos e dos pés quando em situações de estresse ou baixas temperaturas.

Essa doença é mais comum entre as mulheres, mas todos os sexos e diversas faixas etárias podem ser atingidos.

Existe tratamento e ele deve ser feito com um acompanhamento especializado, que consiste no uso de medicamentos, mas principalmente na prática regular de atividades físicas leves, atenção na alimentação hábitos saudáveis. Essas pequenas atitudes farão uma grande diferença no dia a dia do paciente. Não podemos esquecer que é preciso ter boas noites de sono, pois elas ajudarão muito na qualidade de vida de um portador de fibromialgia.

A IMPORTÂNCIA DO SONO

Para quem tem fibromialgia, o sono é extremamente importante no tratamento, e uma necessidade fisiológica imprescindível para reestabelecer as funções do organismo e possibilitar o equilíbrio, tanto físico, como emocional.

Ter um sono de qualidade é uma das grandes dificuldades de quem sofre com fibromialgia. Além da dificuldade de cair no sono, acordar durante a noite é recorrente, o sono costuma ser agitado, superficial e curto. Assim, o sono não restaurador e o cansaço são fatores que contribuem para uma má qualidade de vida.

Já existem evidências de que o sono profundo pode representar uma compensação para a dor crônica que afeta os pacientes com fibromialgia. Isso quer dizer que quem tem mais sono profundo, provavelmente experimentará dores com menor intensidade, pois a imunidade do nosso corpo está diretamente ligada ao sono.

O contrário também é verdade. Ou seja, um sono ruim pode piorar a intensidade das dores no dia seguinte. O que pode gerar um ciclo vicioso, já que a dor mais intensa piora o padrão de sono.

Por esses motivos, cuidar da sua higiene do sono, ter um colchão que seja 100% espuma e com camadas de conforto articular são fortes aliados no tratamento e prevenção da fibromialgia e diversas outras patologias. Dormir melhor pode fazer uma grande diferença no seu tratamento e na sua qualidade de vida. Invista no seu sono.

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

“Com um cardápio incluindo alimentos fontes de triptofano, alimentos fontes de melatonina, alimentos antioxidantes, alimentos que atuam na redução do estresse/cortisol e suplementos coadjuvantes, os sintomas serão minimizados, você sentirá uma redução do cortisol (estresse) e uma indução do sono e relaxamento”, afirma a nutricionista Ana Karam.

Para melhorar o desempenho, também é preciso evitar o excesso de industrializados, açúcar, gorduras saturadas e hidrogenadas, que possuem ação inflamatória e alguns alimentos com glúten, glutamato monossódico, cafeína, corantes, chocolate, camarão, lácteos e aspartame.

A IMPORTÂNCIA DOS EXERCÍCIOS

As atividades físicas são um dos pilares que ajudam no tratamento de um indivíduo com fibromialgia. Um dos benefícios da atividade física é a liberação de endorfina, que melhora o fluxo sanguíneo e traz um relaxamento corporal, levando o paciente a ter uma sensação de bem-estar, aliviando as dores e os sintomas associados à doença, como a fadiga e as alterações no sono. Também auxilia na prevenção de obesidade, artralgias, depressão, atrofia muscular e osteoporose. Os exercícios mais indicados são os de intensidade leve a moderada.

Você sabia que estamos no fevereiro roxo?

Sabemos que muitas pessoas sofrem com o preconceito e a falta de entendimento sobre esta doença tão severa e é por isso que decidi abordar este assunto, já que este é o mês de conscientização a FIBROMIALGIA.

A prevenção é sempre o melhor remédio!

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais ou sugerir algum tema para a coluna? Entre em contato pelo (47) 99113-8134.

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek

Daiane Dedecek é natural de Lajeado (RS). Ela é consultora especializada em qualidade do sono e proprietária da Day Dreams Colchões e Acessórios, empresa que transferiu suas atividades para Itapoá em agosto de 2020 e, desde então, realiza atendimentos “home care” (domiciliar) na cidade. Perguntas sobre o tema por parte dos leitores são muito bem-vindas. Encaminhe as suas para o WhatsApp da Day Dreams Colchões e Acessórios: (47) 99113-8134.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook