Matriz de Risco alerta para todas as regiões de SC em estado gravíssimo pela terceira semana

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, dia 13 de março, os dados da Matriz de Risco Potencial (disponível clicando aqui) em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses se encontram em nível gravíssimo (cor vermelha) pela terceira semana seguida.

Das 16 regiões, cinco receberam nota máxima em todos os quesitos analisados, o que, ainda que seja alto, apresentou uma melhora em comparação à semana anterior. A região Oeste, que havia obtido a classificação mais elevada em todos os índices por duas semanas seguidas, desta vez, conseguiu manter a tendência de redução de índices de transmissibilidade – semana passada, o índice era de 3,0, enquanto nesta está em 2,5.

“Essa melhora em regiões como o Oeste mostra que as ações que o Estado e a Secretaria têm tomado nas últimas semanas estão começando a surtir o efeito necessário”, destacou a cientista de dados Bianca Vieira. Ela acrescenta, no entanto, que ainda é fundamental ter atenção e seguir com os cuidados, porque “o sistema de saúde ainda não consegue absorver toda a demanda gerada”.

Desde o início da gestão da pandemia, Santa Catarina ampliou de 546 para mais de 1,5 mil leitos de UTI ativos no Estado. Só neste ano de 2021, foram ativados 161 novos leitos de UTI em diversas regiões catarinenses.

Da Assessoria de Comunicação da SES, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Matriz de Risco alerta para todas as regiões de SC em estado gravíssimo pela terceira semana

  • Avatar
    13 de março de 2021 em 17:17
    Permalink

    Não vai melhorar enquanto as pessoas não se conscientizarem que não estão em férias. Hoje tinha fila nos postos de gasolina em Curitiba porque será?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook