Vídeos abordam série de oficinas do Projeto Lavra Palavras em Itapoá

A oficina de criação literária “Lavra Palavra” – mediada pela escritora Glória Kirinus e trazida a Itapoá pela Kirinus Produções – encerrou sua série de cinco encontros com os participantes da cidade no último mês de setembro. Há 36 anos, Glória percorre diferentes cantos do Brasil e do exterior com o projeto, que provoca a escrita literária entre os participantes, carinhosamente chamados de “lavrapalavreiros” pela escritora. O foco dos encontros são reflexões prático-teóricas sobre a natureza poética da linguagem, possibilitando a descoberta e criações de assombros com a palavra. “A relação prazerosa com a palavra, aproveitando o seu aspecto lúdico, infinito e poético, redimensiona o aprendizado e o recém aprendido pelo canal do imaginário e do potencial crítico/criativo do participante”, explica Glória.

Entre outras possibilidades, a oficina provoca o desenvolvimento da potencialidade reflexiva, crítica e criadora do participante. E se propõe a reconquistar o lugar do imaginário, na sala de aula e na vida. Também provoca a descoberta do ser poético e a escrita criativa no educador e outros profissionais, além de encorajar poetas e escritores inéditos. “Com muito orgulho, nem consigo mais contar o número de ‘lavrapalavreiros’ premiados que já se iniciaram nestas oficinas”, diz a escritora e idealizadora da “Lavra Palavras”.

O diferencial para outros cursos e oficinas é que a “Lavra Palavra” não busca atingir objetivos específicos, tendo em vista que o importante nos encontros é a surpresa que o grupo propõe. “Sigo o fluxo como barco à deriva e fico mais preocupada em afetar os subjetivos. Atingir subjetivos no decurso da afetividade, normalmente provoca descobertas significativas tanto na leitura que chama leitura como na criação literária que explode em textos que são socializados a cada momento da escrita”, conta Glória Kirinus.

Ao final dos encontros em Itapoá, foram publicados dois vídeos no Youtube, um deles com o resumo das cinco oficinas realizadas na Cidade (e o outro, um fechamento com as criações literárias. Ambos estão disponíveis para visualização logo abaixo.

Agora, neste mês de outubro, está ocorrendo a contrapartida do Projeto Lavra Palavras em Itapoá, que são cinco encontros com os professores da Rede Municipal de Ensino da Cidade.

A Oficina Lavra Palavra em Itapoá é uma realização do Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (Governo de Santa Catarina), e conta com o apoio da Escola de Música Tocando em Frente e produção da Kirinus Produções.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook