Sedimentos da dragagem do Porto de São Chico serão usados para alargar orla de Itapoá

Uma obra inédita no Brasil irá ocorrer em Itapoá, na qual a praia será beneficiada pelo material dragado das obras de aprofundamento e alargamento do canal marítimo. O acordo foi assinado nessa quinta-feira, dia 9 de dezembro, em Itapoá, entre o Porto de São Francisco do Sul e a Prefeitura local.

Os 15 milhões de metros cúbicos retirados do canal de acesso à Baía da Babitonga servirão para o engordamento de toda a faixa de areia da orla de Itapoá que, nos últimos anos, tem sofrido com erosão marítima.

“Será a primeira vez no país que os sedimentos de uma dragagem portuária terão como destino o alargamento de uma praia”, comemorou o presidente do Porto de São Francisco, Cleverton Vieira.

A obra, orçada em R$ 215 milhões, será iniciada após a autorização do Ibama que, desde 2015, acompanha o projeto e tem recebido os diversos estudos de impacto ambiental do empreendimento, realizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias e pelo Porto de São Francisco.

A profundidade do canal de acesso ao complexo portuário da região Norte do Estado passará dos atuais 14 metros para 16 metros, e permitirá a navegação de embarcações de até 366 metros, que exigem calados de 14 metros.

“Esta obra pioneira é aguardada há mais de uma década por toda a comunidade itapoaense, por causa dos inúmeros ganhos econômicos e sociais que trará para o município”, afirmou o prefeito de Itapoá, Marlon Neuber, durante a assinatura do memorando de entendimento para uso benéfico do material dragado.

O ato de assinatura ocorreu em Itapoá, na presença de autoridades locais e representantes da população, que lotaram o auditório da Casa de Cultura. Além do presidente Cleverton Vieira, também participaram da cerimônia os diretores do Porto Reinaldo Ferreira (Operações e Logística), Wladimir Fey (Administrativo), o gerente de Meio Ambiente, Oscar Schmidt, e o assessor jurídico, Daniel Gebler.

“Em vez de dispensar a areia num bota-fora marinho, conseguimos aproveitar este material de ótima qualidade em benefício da Praia de Itapoá, favorecendo o turismo da região”, disse Oscar Schmidt, que participou ativamente do projeto, iniciado há mais de uma década.

Já o advogado Daniel Gebler afirmou que a obra será um marco para a região Norte do Estado. “Busca-se fazer investimentos de forma sustentável, permitindo o equilíbrio entre desenvolvimento econômico e respeito ao meio ambiente”.

Da Assessoria de Imprensa do Porto de São Francisco do Sul, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

3 comentários em “Sedimentos da dragagem do Porto de São Chico serão usados para alargar orla de Itapoá

  • Avatar
    13 de março de 2022 em 19:43
    Permalink

    Quando que inicia as obras para alargar a orla de Itapoá ?

    Resposta
  • Avatar
    11 de dezembro de 2021 em 18:57
    Permalink

    Qual a previsão de início e término desse projeto?

    Resposta
    • Avatar
      11 de janeiro de 2022 em 06:45
      Permalink

      Vamos aguardar com muita expectativa, pois no meu Balneário Itapema do Norte praticamente nai existe mais orla, nem acesso a praia pois despejaram toneladas de pedras….

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook