Escola de Música Tocando Em Frente apresentará teatro, chorinho e contação de histórias em Itapoá

Neste ano de 2022, a Escola de Música Tocando, já famosa pelos projetos culturais que viabilizam recursos para diversas ações musicais em Itapoá, trará ao Município, importantes eventos, que contemplam teatro, chorinho e contação de histórias.

AMOR POR ANEXINS

O projeto “Amor por Anexins”, que prevê espetáculos de teatro, é uma parceria da escola com a atriz, cantora, diretora e dirigente da companhia Metamorfose de Joinville, Priscila Dinah Costa Lourenço (a Prika), contemplada no segmento cultura popular do edital estadual Elisabete Anderle 2021. A proposta trará a peça “Amor por Anexins”, de Artur Azevedo, e que tem como texto, uma deliciosa comédia em torno da riqueza da sabedoria popular presente nos ditados populares (anexins). Como contrapartida social do projeto, será realizada para os professores e alunos do município, em parceria com a Secretaria de Educação de Itapoá, uma palestra em cada uma das sete escolas sobre cultura popular e literatura oral, reascendendo a importância sobre o tema e estendendo o convite para assistir as três apresentações do espetáculo teatral em Itapoá.

CHORO NEGRO – TRIBUTO A PIXINGUINHA

O projeto “Choro Negro – Tributo a Pinxiguinha” também foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de 2021. Ele é fruto da parceria da Escola Tocando em Frente com o instrumentista e cantor José Franscisco Irineu (Fio José). Ele e Helmuth Kirinus (Mutti) fazem parte do regional de Choro Mistura Brasileira, de Joinville. A proposta irá homenagear e contar a história do choro, através da música de um dos mais importantes músicos negros do cenário musical brasileiro e do mundo: Alfredo da Rocha Vianna Filho, o Pixinguinha. A proposta irá realizar uma apresentação do repertório desse ilustre compositor nas cidades de Itapoá, Garuva e Joinville.

CONTOS POPULARES – CÂMARA CASCUDO

A proposta “Contos Populares – Câmara Cascudo” foi conquistada no Edital Aldir Blanc do Estado de Santa Catarina pela proponente Luci José da Costa Kirinus, microempreendedora individual da Kirinus Produções. A ação irá promover 14 momentos de contação de histórias populares brasileiras e provindas da literatura oral para alunos e professores, contemplando assim os dois turnos das sete escolas do Município. Essa proposta contempla também um encontro de formação para professores de séries iniciais sobre contação de histórias no seu aspecto prático e contextualização histórica.

As datas, locais e outros detalhes ainda estão sendo definidos e serão divulgados oportunamente.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook