Itapoá volta a ter 100% de balneabilidade em novo relatório do Instituto de Meio Ambiente

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) divulgou, nesta sexta-feira, dia 11 de fevereiro, o relatório de balneabilidade n° 10 da temporada de verão. Dos 237 pontos analisados pela pesquisa semanal, 167 estão próprios para banho em Santa Catarina, o que representa 70,5 %. Em Itapoá, os cinco pontos em que há coleta estão em condições de receber banhistas, ou seja, 100%. Os dois pontos que apareciam como não balneáveis na semana anterior (Balneário Brasília e Miradouro do Rio Saí Mirim na Barra do Saí). “Todos os pontos de Itapoá ficaram próprios novamente. Isso comprova a clara pressão que a temporada de verão exerce sobre o corpo hídrico, seja no mar (no caso das proximidades da rua 650) ou no rio (no caso em frente ao miradouro). Obviamente que nós já estamos buscando solução para o caso vinculado à intensificação da população flutuante de veraneio, mas, essa é uma importante constatação”, apontou ao Tribuna de Itapoá, Rafael Brito Silveira, secretário de Meio Ambiente de Itapoá.

As coletas para a elaboração da pesquisa são efetuadas em 27 municípios litorâneos e mais de 100 praias e balneários do Sul ao Norte de Santa Catarina, compondo, além de Itapoá, os municípios de Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Balneário Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José.

A água é considerada própria quando em 80% ou mais de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, houver no máximo 800 Escherichia coli por 100 mililitros, e imprópria quando em mais de 20% de um conjunto de amostras coletadas nas últimas 5 semanas, no mesmo local, for superior que 800 Escherichia coli por 100 mililitros ou quando, na última coleta, o resultado for superior a 2000 Escherichia coli por 100 mililitros.

O diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental do IMA, Fábio Castagna da Silva, enfatiza que a pesquisa não considera uma análise pontual, mas um histórico de análises de cinco semanas consecutivas do mesmo ponto. “Quando o cidadão encontra uma placa de ‘próprio para banho’, isso quer dizer que durante 5 semanas aquele ponto apresentou baixos resultados de concentração da bactéria Escherichia coli, utilizada como indicador para elaboração da pesquisa, ou seja, significa que aquele ponto teve pouco ou nenhum contato com esgoto durante o período” explica Fábio.

A metodologia aplicada pelo IMA é utilizada em todo Brasil e normatizada pela Resolução n. 274/2000 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), seguindo as diretrizes da OMS (Organização Mundial da Saúde). Monitoramento similar é realizado em várias partes do mundo.

Durante a temporada de verão, o IMA realiza as análises semanalmente. O calendário de coletas é divulgado antecipadamente e está disponível no site do IMA (disponível clicando aqui). Os resultados do monitoramento são atualizados automaticamente e podem ser conferidos na íntegra no site:balneabilidade.ima.sc.gov.br e no aplicativo “Praia Segura”.

Novo ponto de coleta

Desde o final do último mês de janeiro, Itapoá conta com um novo ponto para coleta de amostragem da balneabilidade pelo IMA. Trata-se de um segundo localizado na Barra do Saí, dessa vez no Rio Saí Mirim, em frente ao Miradouro.

De acordo com informações da Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá, esse novo ponto foi uma solicitação da própria pasta municipal, que protocolou um pedido a respeito junto ao IMA e ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina em 30 de março de 2021, sendo atendida no final do ano. “O motivo da solicitação de inclusão desse ponto é a preocupação desta secretaria com relação ao expressivo turismo no referido local. E também está diretamente vinculado à ETE [Estação de Tratamento de Esgoto] licenciada recentemente na Rua 20. A SEMAI [Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá] gostaria de ter dados prévios à instalação da mesma de forma a contrapor com os dados posteriores ao momento de instalação da ETE”, esclareceu Gabriela Muller Sampaio Bexiga, diretora do Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Itapoá para a Tribuna de Itapoá. A diretora ainda ressaltou que a ETE será operada pela Itapoá Saneamento. “Um diagnóstico sanitário-ambiental do Saí-mirim e do Mendanha será feito ainda este ano [2022], demonstrando uma vez mais a preocupação deste órgão em relação à referida temática”, concluiu Gabriela.

Com informações do IMA e da SEMAI.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook