6ª Noite Cultural no Porto Itapoá inicia com muita emoção, e neste sábado (17/12), tem mais

Um grande público esteve presente no estacionamento do Porto Itapoá nessa sexta-feira, dia 16 de dezembro, para a primeira parte da 6ª Noite Cultural promovida nas dependências do Terminal Portuário. Cássio Schreiner, presidente do Porto, foi quem deu as boas vindas antes de a emoção tomar conta de quem esteve presente.

As apresentações dessa primeira noite de evento foram da Orquestra Prelúdio com o espetáculo “Rock in Concert”, o projeto “Violão para Todos”, a “Orquestra Sua Majestade o Violão”, o Ballet Ampliar e, por fim, o espetáculo musical que dá nome ao evento, “E Agora José”, com os corais adulto Vozes da Babitonga e Infantil Sementes do Amanhã, além dos atores Angela Finardi e Adriano Fagundes. O espetáculo de encerramento homenageia e conta um pouco da história de José Acácio Santana, um grande maestro catarinense dedicado ao canto coral.

O evento conta com recursos de acessibilidade como apresentação áudio-descritiva do cenário e interpretação em libras realizada por profissional gabaritada. A continuidade ocorre a partir das 20 horas deste sábado, dia 17 de dezembro, e todos estão convidados a comparecerem no estacionamento do Porto Itapoá. A entrada é gratuita e a programação desta noite de sábado conta as seguintes apresentações e espetáculos:

Musicarium

Centro de formação de orquestras, com o propósito de desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação e cultura musical humanista e de excelência, o Musicarium conta com mais de 150 alunos bolsistas, a maioria proveniente da rede pública de ensino, que recebem no a melhor formação musical para se tornarem músicos de alta performance e cidadãos de referência aptos a contribuir com a transformação sociocultural do país. Sempre considerando o impacto sociocultural dos cidadãos formados na academia, o centro de formação proporciona, para jovens talentos a partir de quatro anos de idade, um desenvolvimento musical profissional, formando alunos com potencial para ingressar em cursos superiores no exterior, que ao retornarem, poderão compor a Orquestra Filarmônica Profissional e atuar como professores do próprio Musicarium, criando um ciclo virtuoso de formação.

Ampliando a Educação Musical

Tendo como objetivo a aprendizagem da percussão afro-brasileira por meio de ritmos afro mineiros e da construção de instrumentos musicais com materiais alternativos, o projeto “Ampliando a Educação Musical” traz para a 6ª Noite Cultural, uma breve amostra de parte dos conteúdos que pratica. Serão apresentadas releituras das versões de duas peças: “Louva Deus”, gravada por Milton Nascimento, e “Ta Caindo Fulô”, gravada pelo grupo Uakti, que tiveram como inspiração, composições ancestrais de domínio público, tradicionalmente praticadas em manifestações culturais populares de Congados.

Corais Vozes da Babitonga e Sementes do Amanhã

Os corais adultos e infantis que se apresentam em todas as edições das noites culturais do Porto Itapoá novamente trazem ao evento, um lindo musical de Natal, repetindo a emocionante apresentação da noite anterior (16 de dezembro).

E agora José?

O musical, espetáculo que une música e teatro que contará a história de José Acácio Santana, grande maestro catarinense dedicado ao canto coral é outro espetáculo que estaá presente nas duas noites de evento.

Gala Quebra Nozes

O Natal está chegando, e nesta época, o ballet mais dançado pelas companhias de dança do mundo é “O Quebra-Nozes”. Por isso, preparamos algumas coreografias do ballet que ainda hoje é um dos favoritos do público. O enredo é contado sobre a perspectiva de Clara, a menina que ganha o boneco Quebra Nozes de seu tio na noite de Natal, e cai no sono. A apresentação é composta por ballet clássico, dança popular histórica e a caráter, com uma mistura de ritmos contagiantes que destaca o talento dos bailarinos. Haverá participação especial da bailarina convidada Fernanda Honorata, formada pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil e de Fádua Mattei, bailarina Interprete em Téssera Cia de Dança da UFPR por seis anos, bacharel em Dança pela Universidade Estadual do Paraná e professora de Consciência e Expressão Corporal, além de pesquisadora e dramaturgista em Artes Cênicas. Este espetáculo tem direção e coreografias de Jasson Kerkhoven.

SERVIÇO

O quê? 6ª Noite Cultural no Porto Itapoá
Quando? Às 20 horas dos dias 16 e 17 de dezembro de 2022
Onde? Estacionamento do Porto Itapoá
Quanto? Entrada gratuita.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook