Munícipes alegam descuido na separação de lixo por parte dos coletores

Municipes alegam descuido na separacao de lixo por parte dos coletores em Itapoa 6Em recente publicação no Facebook, uma moradora de Itapoá reclamou sobre a falta de cuidado no trato com a coleta de resíduos na Cidade. Segundo ela, a Surbi, empresa responsável pelo serviço, apesar de ter um programa para coletar resíduo reciclado, nos dias de coleta do lixo comum, leva todos os resíduos misturados, apesar do processo de separação ser realizado por parte dos usuários. Essa moradora faz alguns questionamentos. “A empresa não está preocupada com o meio ambiente? Deveriam estar. Nós fazemos a nossa parte e vamos cobrar a de vcs, A taxa só aumenta a cada ano. E o que vemos são caminhões caindo aos pedaços. E aí, vão fazer alguma coisa a respeito?”, cobra. Até o fechamento dessa edição, o comentário dela contava com 34 curtidas, dois compartilhamentos e oito comentários, a maioria confirmando a existência do problema. “Eu separo o lixo comum do reciclável, deixo o comum na lixeira e o reciclável fora dela, um metro mais longe, mas outro dia, vi o coletor do lixo comum levando tudo junto! Expliquei para ele que o que fica no canto, fora da lixeira, é reciclável, pois, inclusive, eu já havia combinado com os coletores do reciclável que deixaria ali naquele cantinho. Achei estranho o coletor não perceber essa separação, mesmo porque dá para ver que o que está no chão é somente material reciclável. Mas, acredito que, na correria, eles pegam tudo junto mesmo”, considera uma das munícipes que comentaram a postagem. “Eu tenho duas lixeiras na cozinha, uma para reciclável e outra para orgânicos. Quando vejo ir tudo no caminhão do lixo comum, fico indignada. Isso quando levam o lixo, pois moro em uma rua sem saída. Eles olham e quando veem uma única sacola, nem entram pegar. Aí, os cães de rua fazem aquela sujeira ou pegam todas as sacolas da vizinhança e saem semeando pela entrada da rua. Não bastasse, como temos um terreno vazio, pagamos duas taxas, e eles entram buscar o lixo quando bem entendem”, reclama outra moradora.

Em resposta ao site Tribuna de Itapoá, por meio de sua Assessoria de Comunicação, a Surbi alegou ter conhecimento das reclamações feitas pelos usuários e disse que trabalha diariamente para evitar que esses acontecimentos se repitam. “Nossos coletores são orientados e treinados para que façam a coleta de forma correta, conforme o resíduo coletado, tanto o domiciliar quanto o reciclável”, explica a empresa em nota. Segundo a Surbi, no que diz respeito às reclamações sobre a possível coleta misturada de recicláveis e lixo comum, o caminhão compactador (voltado à coleta domiciliar) não está recolhendo os recicláveis. “A empresa foi atrás dessa denúncia e levantou que há um veículo particular que está passando antes do caminhão da coleta seletiva e recolhendo os materiais recicláveis de forma ilegal. Ou seja, esses materiais não estão sendo recolhidos pelo caminhão compactador e, muitas vezes, nem pela coleta seletiva. A empresa vai formalizar essa situação ao órgão municipal responsável, para que sejam tomadas as devidas providências”, diz a nota.

A empresa solicita a compreensão da comunidade para os dias em que as coletas atrasem ou não sejam realizadas. “Cada caminhão tem uma equipe responsável por cada setor. Quando um dos coletores falta ao dia de trabalho, a Gerência precisa fazer um remanejamento de colaboradores para cobrir essa falta. Isso acarreta, muitas vezes, no atraso do itinerário dos caminhões ou na reformulação do cronograma daquele dia”, explica a Surbi.

Para o registro de reclamações, informações e sugestões, a empresa disponibiliza um número telefônico – 0800-643-0201. “As reclamações registradas na empresa são averiguadas, com intuito de prestar esclarecimento aos usuários, efetuar ações corretivas e atender os serviços públicos de coleta no Município. A Surbi tem, como compromissos, a prestação de serviços de qualidade aos seus usuários, a realização de ações de preservação do meio ambiente e a manutenção da cidade de Itapoá limpa e bonita”, conclui.

Sobre a coleta de resíduos em Itapoá

A coleta de resíduos domiciliares ocorre, em Itapoá, de segunda-feira a sábado, com os bairros divididos em setores de coleta. As equipes trabalham em dois turnos, sendo das 6h às 13h20 e das 14h às 22h20. A coleta na região do Centro é realizada de segunda a sábado, das 14h às 22h20.

Já o caminhão da coleta seletiva passa uma vez por semana em cada setor (divisão dos bairros), de segunda a sexta-feira, em dois turnos, de 08h às 12h e das 13:15 às 18 horas.

Clique aqui e confira o cronograma completo das coletas domiciliar e seletiva disponibilizado pela empresa.

Orientações sobre como devem proceder os usuários do serviço de coleta de resíduos em Itapoá

Assim como com a coleta de resíduos domiciliares, para que a coleta seletiva funcione de forma efetiva, precisamos da colaboração dos usuários. Como já mencionado, os coletores recebem a instrução de apenas recolher os materiais recicláveis armazenados separadamente do lixo comum. Essa separação é fundamental para o trabalho dos coletores e a agilidade do serviço de coleta.

A instrução aos usuários, é que armazenem os materiais recicláveis em sacolas e caixas, deixando esse material disposto embaixo da lixeira. Os usuários também podem identificar o local do material reciclável com uma placa. O caminhão da coleta seletiva inicia o roteiro a partir das 8h00min, conforme o setor do dia.

Caso o usuário coloque os recicláveis após a passagem do caminhão da coleta seletiva, os materiais serão recolhidos pelo próximo caminhão coletor. Nessas situações, pode ocorrer a coleta desses materiais por parte da equipe de coleta domiciliar de forma a não gerar acúmulo de resíduos nas ruas.

Por isso, é importante que o morador disponha os resíduos um pouco antes do horário habitual da coleta ou que mantenha os materiais guardados em casa até o próximo dia da coleta seletiva.

Os usuários que tiverem dúvidas de como armazenar e dispor os materiais recicláveis podem entrar em contato com a Surbi pelo telefone (47) 3443-2506. O atendimento aos usuários ocorre em horário comercial de segunda a sexta-feira.

Coleta na Temporada

Para atender o município de Itapoá durante a temporada de verão, a Surbi vai aumentar o seu efetivo nas coletas de resíduos domiciliares. No período de 20 de novembro de 2014 a 28 de fevereiro de 2015, as coletas serão realizadas diariamente em todos os balneários. As equipes irão trabalhar em dois turnos, das 05h às 13h20 e das 17 horas até às 01h20. Atualmente, a empresa conta com quatro caminhões compactadores e receberá o reforço de mais três caminhões para esta temporada.

Durante esse período, a coleta seletiva não sofrerá modificações, sendo realizada conforme o cronograma atual.

Orientações

A Surbi pede a colaboração dos usuários no acondicionamento de seus resíduos, tanto os domiciliares quanto dos materiais recicláveis. Acondicione o lixo em sacos apropriados, bem fechados, colocando-os em locais visíveis, de fácil acesso e no horário da coleta. Dessa forma, você evita acidentes e a proliferação de insetos e animais transmissores de doenças.

Para a segurança dos coletores, os vidros quebrados devem ser embrulhados em jornais e, se possível, que a sacola esteja identificada. A empresa lembra ainda que restos de entulho não serão recolhidos pela coleta regular. Colabore com a coleta seletiva, separe os materiais recicláveis dos resíduos domiciliares e fique de olho no cronograma da coleta.

“A empresa agradece a compreensão de clientes e usuários, e reforça seu compromisso em prestar serviços de qualidade ao município de Itapoá”, conclui a nota enviada ao Tribuna de Itapoá.

Do Tribuna de Itapoá, com a colaboração de Jenifer Leu, Assistente de Comunicação da Serrana Engenharia Ltda., empresa que controla a Surbi.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook