Itapoá tem o maior crescimento percentual de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil

De acordo com os primeiros resultados de população e domicílios do Censo Demográfico 2022 divulgado nesta quarta-feira, dia 28 de junho, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Itapoá possui 30.750 habitantes. Esse total representa um crescimento de 108,3% em relação ao último Censo realizado em 2010, quando o município itapoaense aparecia com 14.763 moradores. Esse expressivo aumento fez com que a cidade alcançasse o maior crescimento populacional percentual de Santa Catarina.

Muitos são os motivos que fizeram e fazem Itapoá crescer tanto nos últimos 12 anos, entre eles, a economia diversificada e grandes transformações, como a instalação do Porto Itapoá, que trouxe empregos diretos e indiretos, impulsionando a economia regional.

Enquanto o Porto Itapoá cresceu e fomentou a economia extraordinariamente, o Turismo também evoluiu e, juntos, os setores portuário e turístico foram fundamentais nesse avanço populacional.

Entre todos os 5570 municípios brasileiros, Itapoá passou a ser o 1102º mais populoso, sendo que em Santa Catarina (entre 295), Itapoá figura em 50º.

No ranking de crescimento percentual do Brasil, Itapoá ficou em 4º lugar. Além dela, os municípios catarinenses de Barra Velha (8º) e Passo de Torres (10º) também figuram no “Top 10” nacional.

 

FOTO: Logos Conexão e Conteúdo / Divulgação.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Itapoá tem o maior crescimento percentual de Santa Catarina e um dos maiores do Brasil

  • Avatar
    29 de junho de 2023 em 17:04
    Permalink

    Pena que o setor de turismo, os veranistas, recebem da prefeitura atenção bem abaixo do merecem. Os maiores sustentadores do município. Os balneários de Cambiju e Brasília Brasília sem praia, quase sem acesso, o passeio beira-mar ou está fechado pelos proprietários ou cheios de pedregulhos afiados. Quem tem casa por lá não tem estímulo pra passear muito menos passar as férias. Os impostos deles pagos em vão.

    Resposta
    • Avatar
      2 de julho de 2023 em 17:26
      Permalink

      Por um descuido, acabamos deixando fora do texto essa importante informação (local do ponto impróprio). Acabamos de incluir. Obrigado por avisar!

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook