Caminhão itinerante chega a Itapoá para estimular hábitos saudáveis

Entre os dias 31 outubro e 8 de novembro, o projeto Meus Hábitos Saudáveis vai passar por escolas públicas de Itapoá, levando atividades educativas e culturais que visam estimular, nas crianças e adolescentes, a adoção de hábitos saudáveis. A iniciativa é realizada pela NTICS Projetos, uma empresa do Grupo Nest, e patrocinada pelo Porto Itapoá.

“Como parte de nossas ações de sustentabilidade e visando o bem-estar da comunidade de Itapoá, queremos estimular que as crianças e jovens da cidade passem a observar melhor seus próprios hábitos, ajudando a incluir em suas rotinas, ações e atividades que melhorem a alimentação, a prática de exercícios físicos e a escolha de hábitos que vão tornar suas vidas mais saudáveis”, revela Patricia Dall ‘Onder Diez, especialista de Responsabilidade Social.

Com atividades para 2.500 alunos entre 6 e 14 anos, o Caminhão chega às escolas com ações divididas em um circuito de seis estações. Guiados por monitores capacitados, os alunos recebem informações sobre os benefícios de assumirem hábitos saudáveis. Na primeira etapa, eles passam por um painel de escrita, uma pirâmide alimentar magnética e ainda têm acesso a vídeos de realidade virtual sobre alimentação saudável.

O circuito continua fora do caminhão com outras cinco estações, sendo: Jogo Interativo sobre a identificação de alimentos benéficos, Escada alimentar sobre a digestão do corpo humano e a relação dos alimentos com cada órgão; Atividade Física para liberar a endorfina e orientar sobre o benefício de praticar exercícios; e Peça Teatral com objetivo de sintetizar tudo o que os alunos aprenderam. Por fim, eles chegam à Cápsula do Tempo, onde os alunos escrevem ou desenham a forma como se imaginam no futuro depois de adotarem as práticas saudáveis. Este material será coletado e entregue para as escolas como lembrança do projeto.

“O ‘Meus Hábitos Saudáveis’ é mais um, dentre diversos outros projetos já realizados por nós em Itapoá. A estrutura segue baseada nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU [Organização das Nações Unidas] e, com isso, apresentamos atividades que são didáticas, mas usando recursos lúdicos, tecnológicos e colocando as brincadeiras e a arte a favor do aprendizado”, finaliza Igor Furniel, CEO do Grupo Nest.

O projeto também oferece um workshop de capacitação para 100 professores que, posteriormente, poderão aplicar em sala de aula todo o conhecimento adquirido sobre mudança de hábitos.

O projeto vai seguir o seguinte cronograma:
31/10 – Escola COC
01/11 – Escola Estadual Nereu Ramos
06/11 – Escola Municipal Euclides Emídio da Silva – Barra do Saí
07/11 – Escola Municipal Escola Municipal Monteiro Lobato
08/11 – Escola Municipal Claiton Almir Hermes – Itapema do Norte

De Angelo Miguel, da Bacuri Comunicação, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook