
Porto Itapoá será o primeiro porto do Brasil a incluir créditos de carbono em suas operações

Projetos e iniciativas reforçam protagonismo em pautas ambientais do Terminal, que coleciona prêmios e certificações na área
O Porto Itapoá tem se destacado no cenário empresarial, demonstrando seu compromisso com a transição energética. Uma importante iniciativa lançada pela empresa é o Projeto de Neutralização de Carbono – em parceria com o Grupo Ambipar – para compensação de emissões de carbono dos clientes. Com isso, será o primeiro porto do Brasil a possibilitar a inclusão de créditos de carbono em suas operações.
O projeto que começa efetivamente neste ano de 2024 vai permitir aos clientes do Terminal que comprem créditos de carbono para compensar as emissões de suas operações de acordo com o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Terminal Portuário, Sergni Pessoa Rosa Jr. “Esses créditos, advindos de conservação florestal ou de reflorestamento, são certificados pela Ambipar”, explica.
Ao assumir o pioneirismo no mercado de créditos de carbono, o Porto Itapoá oferece uma possibilidade nova, que deve afetar toda a cadeia logística.
Nova política energética
Em 2023, o Porto Itapoá mudou sua política de aquisição de energia no sistema nacional, optando por consumir, nos novos contratos, somente energia de fontes renováveis. A transação é certificada pelo I-REC(e), um sistema global de rastreamento de atributos de energia renovável projetado para facilitar a contabilidade confiável energia renovável que é atribuído ao consumidor.
Projeto piloto
O Porto Itapoá também está desenvolvendo um projeto para captação de energia solar, com placas já instaladas para o estudo específico de incidência de luz solar em Itapoá. “Os dados que temos disponíveis hoje dizem respeito à macrorregião em que estamos localizados. Por isso, precisamos entender melhor as particularidades dessa fonte de energia em nosso município”, salienta o diretor da Terminal. “Esses dados vão servir como uma base para projetos futuros, não só do Porto Itapoá, mas de todos os empreendedores da cidade”, conclui Rosa Jr.
Selo Ouro
O porto conquistou, pela segunda vez, no ano de 2023, o Selo Ouro do GHG Protocol, programa implementado no Brasil pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Além disso, investiu mais de R$ 25 milhões em novos RTGs autônomos – será o primeiro terminal da América do Sul a operá-los – que consomem até três vezes menos combustível que os convencionais.
Desempenhar um papel significativo na redução de emissões de carbono é uma premissa essencial do Porto Itapoá, de acordo com Sergni Pessoa Rosa Jr. “O desenvolvimento econômico associado ao desenvolvimento socioambiental é a forma mais sustentável de uma empresa se estabelecer. Dessa forma, todos os públicos envolvidos podem coexistir de forma harmônica em um ambiente saudável”, reflete o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto.
Sobre o Porto Itapoá
O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.
Da Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, com adaptações da Tribuna de Itapoá.
Leia também:
Obra de ligação entre Itapoá e Vila da Glória segue parada e depende de estudo ambiental
Porto Itapoá amplia inclusão com nova turma de capacitação para pessoas com deficiência
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Sul do Brasil e avança em expansão
Relacionado

Porto Itapoá recebe certificação internacional por uso energias renováveis
O Terminal conquistou a certificação I-Rec por ter 100% do seu consumo elétrico provindo de fontes renováveis em 2023 O Porto Itapoá recebeu no início deste mês de abril, a certificação internacional I-Rec (Renewable Energy Certificate), que atestou que 100% da energia elétrica utilizada pelo Terminal em 2023 veio…
Em "Destaque"

Porto Itapoá publica seu Relatório de Sustentabilidade 2023
Documento é embasado nas normas do Global Reporting Initiative (GRI) e reporta os avanços e compromissos da empresa nos âmbitos social, ambiental e de governança O Porto Itapoá publicou seu relatório de sustentabilidade referente ao ano de 2023 reportando os avanços e os compromissos nos quesitos socais, ambientais e…
Em "Destaque"

Patrulhas motorizadas do Porto Itapoá serão feitas por veículo elétrico
Com a medida, somente neste tipo de operação, a empresa deixa de emitir mais de quatro toneladas de carbono por ano O Porto Itapoá, em parceria com a empresa de vigilância Segurpro, adotou veículos elétricos para fazer as rondas de segurança motorizadas nas dependências do Terminal. Com a medida,…
Em "Destaque"
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Publicar comentário