Porto Itapoá desenvolve internamente gaiola de emergência exclusiva para resgate

Equipamento foi cuidadosamente planejado para otimizar as operações de salvamento em casos de emergência, garantindo eficiência e rapidez no atendimento

Em uma iniciativa pioneira no cenário portuário brasileiro, o Porto Itapoá apresenta uma solução única e inovadora para situações de emergência: sua própria gaiola de resgate. Diante da inexistência desse equipamento no mercado nacional, a equipe do Porto Itapoá decidiu tomar a frente e criar uma gaiola que atendesse às necessidades específicas da operação portuária.

A gaiola será destinada ao resgate em situações críticas, segundo o diretor de Operações, Tecnologia e Meio Ambiente do Porto Itapoá, Sergni Pessoa Rosa Jr. “A oferta existente deste tipo de equipamento na Europa não atendia aos nossos anseios específicos, o que impulsionou nossa equipe a desenvolver internamente a solução necessária, conta.

O equipamento se destaca por possuir quatro portas, proporcionando uma entrada facilitada para as equipes de resgate. Essa característica foi cuidadosamente planejada para otimizar as operações de salvamento em casos de emergência, garantindo eficiência e rapidez no atendimento. Além disso, o equipamento terá um sistema de apeação e alocação das eventuais vítimas de acidente, facilitando a manobra e tornando o regate ainda mais rápido, inclusive para situações no mar. “É um importante incremento em nossa operação, mas que esperamos nunca usar”, reforça o diretor do Terminal.

A concepção da gaiola de emergência envolveu uma abordagem colaborativa, com a participação ativa de diversos setores do Porto Itapoá. “A escuta atenta e a integração de feedbacks foram fundamentais para assegurar que o equipamento atendesse da forma mais precisa possível às demandas reais de resgate no ambiente portuário”, comenta Rosa Jr.

Ao se tornar o único porto do Brasil a contar com essa inovação em segurança, o Porto Itapoá reforça seu compromisso com a excelência operacional e a proteção de vidas. A gaiola de emergência não apenas representa um avanço significativo em termos de preparação para situações críticas, mas também destaca o Porto Itapoá como um polo de inovação e segurança no cenário portuário nacional.

 

Sobre o Porto Itapoá

O Porto Itapoá iniciou suas operações em junho de 2011, sendo considerado um dos terminais mais ágeis, eficientes e sustentáveis da América Latina e um dos maiores e mais importantes do País na movimentação de cargas conteinerizadas, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). Situado no litoral norte de Santa Catarina, o Porto Itapoá está posicionado entre as regiões mais produtivas do Brasil, contemplando importadores e exportadores de diversos segmentos empresariais.

Da Assessoria de Imprensa do Porto Itapoá, com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook