
Itapoá recebe concerto da Orquestra Prelúdio com trilhas de clássicos do cinema
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município e revela que haverá surpresas no palco – apresentação abre a temporada 2025 de concertos da Orquestra
Itapoá será palco de um espetáculo inesquecível nesta sexta-feira, dia 9 de maio, a partir das 20h, na Casa da Cultura. A cidade receberá a abertura da temporada de concertos 2025 da renomada Orquestra Prelúdio, com a terceira edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema”. A entrada é gratuita e o acesso ao local será liberado a partir das 19h – o público é orientado a chegar mais cedo para garantir lugar.
No repertório, trilhas sonoras de filmes consagrados como Titanic, Star Wars, O Poderoso Chefão, 007, Ghostbusters, A Lista de Schindler, entre outros clássicos da sétima arte. Segundo o maestro Rafael Daniel Huch, idealizador e regente do projeto, cerca de 90% do repertório desta edição é inédito. “Quem assistiu à primeira e à segunda edição pode esperar esta terceira com outras trilhas e outros filmes”, garante.
Música, cinema e emoção ao vivo
A ideia de unir música erudita e trilhas de cinema surgiu em 2019, como uma estratégia para ampliar o público da Orquestra. “Em julho daquele ano, foi a estreia, uma estreia muito bem recebida pelo público em Joinville. Era uma noite fria e tivemos que fazer uma segunda sessão, de tanto público que nós tínhamos no Teatro Juarez Machado. Ali percebemos que esse tipo de ação realmente cria ponte com um público que, depois, passou a frequentar nossos concertos regulares, de música erudita”, explica Huch.
A escolha do repertório passa por uma curadoria cuidadosa. “A quantidade de trilha sonora dos filmes é vasta, então temos uma comissão de músicos da orquestra que determina o que funciona melhor com a nossa formação, principalmente em forma de camerata de cordas”, detalha o maestro.
O projeto também resgata a tradição histórica da música no cinema. “No passado, havia orquestras tocando ao vivo nos cinemas. A trilha sempre esteve entrelaçada com a imagem. Uma cena de suspense, por exemplo, sem música, não causa o mesmo impacto. E mais do que isso: a música do cinema nos remete a memórias afetivas”, destaca Huch.
Conexão com Itapoá e surpresas no palco
Para o maestro Rafael Huch, Itapoá tem um papel especial na trajetória da Orquestra Prelúdio. “Temos um importante parceiro na cidade, que é o Porto Itapoá, o qual apoia nosso trabalho desde 2015. E o público de Itapoá sempre foi muito caloroso, receptivo com a música e com a cultura. A vida cultural itapoaense tem calor. A gente sempre diz que quando vai tocar em Itapoá, volta renovado”, afirma.
Além dos músicos da orquestra, a apresentação contará com participações especiais. “Vamos ter três cantores: a soprano Karla Huch, Tobias Alexandre e Renatinha, que é uma joia da nossa região. Tenho certeza que vão emocionar o público. Além disso, teremos algumas surpresas no palco”, adianta o maestro.
Compromisso com a formação cidadã
Mais do que um trabalho artístico, a Orquestra Prelúdio também mantém um projeto social de formação musical gratuita para crianças em situação de vulnerabilidade social. “Desde 2018, mais de 450 crianças já foram atendidas com aulas gratuitas em escolas municipais de Joinville. Queremos formar plateias, mas também cidadãos mais sensíveis e conscientes”, ressalta Huch.
A apresentação em Itapoá é viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Ministério da Cultura / Governo Federal – e conta com o patrocínio de diversas empresas, incluindo Porto Itapoá, Giassi Supermercados, Prosyst, Schulz, Schulze Advogados Associados, FCM Motores, Martinelli Advogados, FESC, Unimed, Grupo Krona e Instituto Krona. O projeto ainda tem o apoio da Prelúdio Academia de Arte, da HS Produções Musicais e – para este espetáculo em Itapoá – da Prefeitura local.
“Queremos fazer isso com muito profissionalismo, mas com muito carinho também pelo público. Porque o público, no final das contas, é para quem a gente quer entregar o nosso trabalho”, conclui Rafael Huch.
Serviço
Quando: Sexta-feira, 9 de maio
Horário: 20h (acesso liberado a partir das 19h)
Local: Casa da Cultura – Rua Wellington Rodrigues Junqueira, Itapema do Norte, Itapoá/SC
Entrada gratuita (chegue cedo para garantir lugar)





Publicar comentário