FOTO: Breno Bigi / Divulgação.
Espetáculo gratuito abriu a 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” e encantou o público com repertório repleto de emoções e homenagens ao cinema
A noite dessa sexta-feira, dia 09 de maio, foi marcada por emoção, nostalgia e arte em sua forma mais envolvente. A Casa da Cultura de Itapoá recebeu a abertura da 3ª edição do projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema”, com um concerto gratuito que reuniu mais de 200 pessoas – entre ocupação total dos assentos, público no hall de entrada e cerca de 20 músicos no palco. Estima-se que cerca de 100 pessoas chegaram após a lotação e não conseguiram assistir ao espetáculo, reforçando a necessidade de novos e maiores espaços culturais na cidade.
A mestre de cerimônia abriu o evento com um discurso emocionante, lembrando que música e cinema são “velhos amigos”, relembrando a época em que as trilhas sonoras eram executadas ao vivo nas salas de cinema. “O público vai sentir um pouco da magia dessa união, viajando pelo imaginário e ouvindo melodias familiares aos ouvidos”, destacou, ao contextualizar a proposta do projeto. Ela também lembrou que a primeira edição do projeto, em 2019, foi um sucesso absoluto, com ingressos esgotados em dois dias e sessões extras realizadas. A segunda edição, em 2023, seguiu o mesmo caminho. Agora, em 2025, a Orquestra estreia a terceira edição do projeto com nova formação e cerca de 90% de repertório inédito, conforme destacou o maestro Rafael Huch em entrevistas prévias.
O espetáculo segue para São Francisco do Sul (23/05) e Joinville (30 e 31/05), sempre com entrada gratuita.
Prefeito prestigiou evento e citou necessidade de um anfiteatro na cidade
Estiveram presentes no evento o prefeito de Itapoá, Jeferson Garcia, a primeira-dama Denise Garcia, além de vereadores, representantes da Secretaria Municipal de Cultura entre outras autoridades locais. Ao cumprimentar o público, o prefeito elogiou o projeto e afirmou: “É uma honra estar aqui com a casa cheia. Mas isso reforça que Itapoá precisa de um anfiteatro, um espaço ainda maior para nossa cultura”. Ele também agradeceu aos músicos e patrocinadores e encerrou com entusiasmo: “Viva a nossa Itapoá! Vocês merecem. A cultura é muito importante para a nossa população.”
Apoiadores e emoção no palco
Em nome do Porto Itapoá, um dos patrocinadores do projeto, a especialista em responsabilidade social Patrícia Dall Onder celebrou a parceria: “É um prazer representar o Porto neste momento. Essa apresentação nos leva a uma viagem nostálgica por meio de músicos brilhantes. Agradecemos à Secretaria de Cultura e a todos que abriram espaço para essa arte que aquece os nossos corações.”
O evento também destacou o compromisso com a acessibilidade: a Casa da Cultura possui rampa para cadeirantes além de banheiros adaptados. O evento contou com intérprete de libras, descrição e assistência para pessoas com deficiência visual e toda estrutura inclusiva para garantir que todos pudessem se emocionar com a apresentação.
Repertório de grandes emoções
Durante o concerto, o público foi levado a uma verdadeira jornada sonora por trilhas icônicas como “A Summer Place, Skyfall”, “Over the Rainbow, Let it Go”, “Ghostbusters”, “The Godfather”, “Interstellar”, “My Heart Will Go On (Titanic)” e “Star Wars” – tudo executado com perfeição pelos músicos da Orquestra, com arranjos de Arthur Bandt e regência do maestro Rafael Huch.
As interpretações vocais de Karla Huch, Renatinha e Tobias Alexandre emocionaram o público e se integraram de forma harmoniosa à performance instrumental, emocionando o público em diversos momentos.
Ao final da apresentação, o maestro agradeceu aos presentes e apresentou os músicos, sendo ovacionado com uma calorosa salva de palmas. Ele também compartilhou uma novidade: a Orquestra já está em fase de captação de patrocínios para um novo projeto, o “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema Infantil”, com foco em trilhas de filmes voltados ao público infantil e previsto para circular por Santa Catarina em 2026. “E sim, Itapoá já está na rota!”, garantiu Huch.
História, impacto e como apoiar
A Orquestra Prelúdio foi fundada em 2011, em Joinville, com o objetivo de oportunizar vivência musical em conjunto. Em 14 anos, tornou-se referência na música instrumental catarinense, com mais de 60 mil pessoas alcançadas em concertos, ensaios abertos e projetos educativos.
Além disso, desde 2018, mantém um projeto social que oferece aulas gratuitas de música para crianças em situação de vulnerabilidade social, já tendo atendido mais de 450 jovens até o momento.
O projeto “Orquestra Prelúdio vai ao Cinema” é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura e Governo Federal, com patrocínios de: Porto Itapoá, Giassi Supermercados, Prosyst, Schulz, Schulze Advogados Associados, FCM Motores, Martinelli Advogados, FESC, Unimed, Grupo Krona e Instituto Krona. Nesta apresentação em Itapoá, também contou com o apoio da Prelúdio Academia de Arte, HS Produções Musicais e da Prefeitura de Itapoá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
Interessados em apoiar os projetos futuros da orquestra podem entrar em contato pelo e-mail: orquestrapreludiojoinville@gmail.com
Investigação nacional mira grupo criminoso que utilizava alteração facial para burlar autenticação biométrica e acessar…
Porto Itapoá lidera movimentação de contêineres no Estado, com 366,6 mil TEUs movimentados Os portos…
Até o momento, investigações não apontam envolvimento direto do parlamentar nos disparos; um homem foi…
Com a aproximação do inverno, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) lançou…
Em conversa com a Tribuna de Itapoá, maestro Rafael Huch destaca vínculo com o município…
De acordo com texto divulgado pela Casa de Leis, iniciativa da Comissão de Orçamento busca…
This website uses cookies.