Itapoá segue 100% balneável segundo último relatório da Fatma em 2014

Balneário Itapema do Norte, em Itapoá.
Balneário Itapema do Norte, em Itapoá.

O último relatório de balneabilidade do litoral catarinense de 2014 – o mais recente divulgado pela Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) até a publicação desta matéria pelo site Tribuna de Itapoá – aponta que Itapoá segue balneável em 100% dos quatro pontos avaliados no Município. Esses pontos ficam no balneário Brasília (final da Avenida 650); balneário Paese (entre as ruas 1020 e 1030); balneário Palmeiras (Rua 1970); Barra do Saí (Rua 20).

Apesar de o Relatório se apresentar desatualizado, a informação do Governo do Estado é de que a Fatma atualiza semanalmente os resultados do Relatório da Balneabilidade da Temporada de Verão 2014-2015 (assim sendo, um relatório mais atual deveria ter sido divulgado no último dia 30 de dezembro, ocasião não observada, talvez em decorrência dos feriados de final de ano). Esse documento lista os pontos próprios e impróprios para banho nas praias catarinenses, determinados por análises laboratoriais das águas que são monitoradas ao longo do extenso Litoral do Estado.

São levados em conta em volume de coliformes fecais na água, bactérias encontradas, geralmente, no intestino humano ou de animais, a qual pode causar diarreia, vômito, entre outros problemas na saúde humana. A metodologia aplicada pela Fundação é a orientada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente, no que se refere à certificação de praia própria ou imprópria para o banho.

Diferentes motivos contribuem para que os pontos sejam apontados como impróprios, mas, em geral, estão relacionados às ligações de esgoto direto no mar, ação ilegal muito constatada no Litoral de Santa Catarina. “Em muitos casos, residências ligam a rede de esgoto na rede pública pluvial, que deságua nos rios e praias. Denúncias de irregularidades neste tipo de tratamento de esgoto devem ser feitas nas prefeituras, já que o saneamento básico é uma responsabilidade municipal. A Fatma também auxilia nos trabalhos, fiscalizando grandes empreendimentos e empresas que fazem o tratamento de esgoto”, explica o Governo do Estado por meio de nota publicada em seu site institucional.

A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina também alerta para o caso de chuvas fortes. “Deve-se evitar entrar no mar ao menos nas próximas 24 horas depois da chuva, assim como evitar tomar banho em pontos próximos a foz de rios e lançamento de redes pluviais”, conclui.

Mantenha-se atualizado sobre o assunto

Para facilitar o acesso às informações de balneabilidade no estado de Santa Catarina, a Fatma divulgou dois links diretos às informações atualizadas sobre o assunto, constantes em seu site. Para conferir ponto a ponto semanalmente, basta acessar o relatório semanal clicando aqui, ou conferir as atualizações diárias através do aplicativo da Fatma no Google Maps, aqui.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook