Banhistas são orientados sobre os riscos do mar através das bandeiras

Local perigoso na praiaMuita gente ainda desconhece ou finge desconhecer o significado de cada cor das bandeiras na praia. Caso você já conheça, é bom ficar atento.

Essas bandeiras são usadas para delimitar a área vigiada, informando as condições do mar.

Nesta temporada 2014/2015, há uma novidade para os banhistas, pois os locais estão sinalizados com bandeiras maiores e a bandeira verde, que indica os pontos com baixo risco de afogamento, está sendo utilizada com mais frequências que em outras edições. Inscrições como “Mar Perigoso” ou “Mar Bom” não existem mais. A bandeira triangular, de mar perigoso, indica locais de alto risco junto a placas informativas. A preta, por sua vez, indica que há um posto desativado naquele local.

Por que vermelha, amarela, verde ou preta?

A bandeira verde informa a possibilidade de nado e banho, desde que cumpridas todas as regras de segurança e recomendações para o local.

A amarela significa “Atenção”. Nela, o mar está ruim e não se recomenda nadar no local. Serve para alertar sobre a presença de correntes marítimas fortes.

A bandeira vermelha, por sua vez, mostra um mar perigoso, no qual se deve evitar o nado e, até mesmo, a entrada na água. É um alerta de maior importância e que deve ser prontamente cumprido.

A bandeira preta, por fim, indica um posto de guarda-vidas desativado.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook