Projeto Golfinho desta temporada começa a ser desenvolvido

CRÉDITOS: Corpo de Bombeiros Militar de SC.
CRÉDITOS: Corpo de Bombeiros Militar de SC.

As ações do Projeto Golfinho, nas praias monitoradas pelos guarda-vidas durante a temporada de veraneio 2014/2015, foram retomadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Trata-se de uma iniciativa social realizada anualmente pela Corporação durante a temporada, que desenvolve atividades educativas na área de prevenção a afogamentos, cidadania e meio ambiente com crianças e adolescentes de 07 a 14 anos de idade.

Na ação, por meio de oficinas dinâmicas, os instrutores repassam, aos participantes, informações diversas sobre os perigos no mar e as características ambientais do ambiente costeiro.

À véspera da recente virada de ano, no dia 30 de dezembro, a primeira turma de jovens participantes do Projeto Golfinho foi formada em Balneário Arroio do Silva. Na ocasião, foram 20 alunos que concluíram a formação. Na temporada passada (2013/2014), o grupo total de beneficiados pelo Projeto naquele Balneário chegou a 130 jovens, parte deles integrantes das APAE’s.

Sobre o Projeto Golfinho

O Projeto Golfinho é um programa de atividades educativas em segurança de praias, no qual são trabalhados os aspectos da prevenção e conscientização sobre os perigos do mar, cidadania e meio ambiente. Segundo divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, mais de 40% dos acidentes de banho registrados durante os meses de verão nas praias catarinenses ocorrem com crianças e adolescentes de até 14 anos. Visando reduzir essa estatística, com a realização de um trabalho educativo e preventivo voltado ao público jovem, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado desenvolveu o referido Projeto.

As atividades, desenvolvidas anualmente nos meses de verão, constituem-se de mini-oficinas dinâmicas realizadas no próprio ambiente da praia no período matutino (entre 08h00min e 09h50min) durante cinco dias seguidos, perfazendo uma carga horária total de 10 horas de atividades. Nelas, são abordados aspectos gerais da dinâmica costeira (sistemas de correntes, ondas e marés), identificação de correntes de retorno (repuxo), sinalização de bandeiras no ambiente de praia, ecologia marinha, cidadania e educação ambiental.

Os participantes recebem, durante as oficinas, camisetas e bonés com a logomarca do Projeto e dos apoiadores institucionais do mesmo. Ao final do curso, recebem, ainda, um certificado de participação.

 

Confira os objetivos e o público alvo do Projeto, conforme divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar de SC:

OBJETIVOS

Informar e educar o público jovem sobre os eventuais riscos oferecidos pelo mar, capacitando-os, através da identificação das características naturais do ambiente praial e reconhecendo os ambientes potencialmente perigosos em nossa região litorânea, orientando-os, então, para a utilização segura das praias. Trabalha com a relação destes jovens cidadãos com o meio marinho, pretendendo incentivar e promover, junto aos participantes, atitudes de respeito e de convívio harmônico com estes ambientes através de atividades de cidadania e educação ambiental.

 

PÚBLICO-ALVO

Crianças e adolescentes entre 07 a 14 anos de idade, provenientes de diversos municípios da região e até mesmo outros estados e países, que frequentam os balneários catarinenses, onde se desenvolve o Projeto durante os meses de verão.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook