Certificação ISO 14001 de Gestão Ambiental é conquistada pelo Porto

CRÉDITOS: Divulgação / Porto.
CRÉDITOS: Divulgação / Porto.

O Porto Itapoá recebeu nessa terça-feira, dia 31 de março, a certificação ISO 14001:2004. O fato se deu um ano após o terminal portuário ter conquistado a ISO 9001 para o seu sistema de Gestão de Qualidade. O novo certificado foi emitido pela certificadora internacional SGS.

Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, credita mais esse importante reconhecimento ao trabalho de toda a equipe do Porto. “Esta certificação é o resultado do engajamento e trabalho de todos os Colaboradores do Porto Itapoá, que assumem diariamente o compromisso em fazer da empresa o melhor lugar para se trabalhar. E isso passa pela qualidade de seus processos e, se tratando de um terminal portuário, passa principalmente pela consciência ambiental”, considera.

Segundo nota divulgada pela assessoria de imprensa do empreendimento, “a sustentabilidade é uma premissa do Porto Itapoá, desde a concepção do projeto, com mínimo impacto ambiental, até o dia a dia das operações, investindo em ações de preservação da fauna e flora, e na educação e monitoramento ambiental”.

A nota do Porto ainda afirma que é política do terminal fazer investimentos na área ambiental. Esse investimento contempla as demandas de compensações ambientais e a filosofia da empresa, que busca atuar no desenvolvimento socioeconômico da comunidade.

Temas como redução do consumo de energia, de copos plásticos, desperdício de água potável e de incentivo à adoção de uma postura ecologicamente correta são abordadas pelas campanhas ambientais internas do terminal portuário. Além disso, o Porto realiza, todos os anos, a Semana do Meio Ambiente, que conta com diversas atividades oferecidas aos colaboradores, abordando a saúde deles, o meio ambiente e a segurança no trabalho.

Os projetos ambientais do Porto Itapoá já haviam sido premiados ano passado, quando o terminal conquistou o Prêmio Ozires 2014 na categoria Empreendedorismo Ambiental, modalidade Empresa, pelo projeto “Recomposição da Vegetação em um Trecho da Orça da Praia da Figueira”. Desse projeto, participaram 15 moradores locais, os quais foram capacitados para produzirem mudas de espécies nativas do ecossistema costeiro em viveiros simples e domésticos.

Ainda para este ano de 2015, é esperada a autorização de ampliação do Porto, o que deve trazer grandes mudanças. Em relação ao licenciamento ambiental das obras, a certificação ISSO 14001 recém conquistada é um importante pré-requisito, que garante o compromisso ambiental do empreendimento. “Estamos em operação há apenas 4 anos, e sabemos que em uma grande empresa como o Porto Itapoá, que tem planos ambiciosos de expansão, a responsabilidade socioambiental precisa estar inserida no DNA. Com as certificações da ISO conquistadas no último ano, temos a certeza de que estamos no caminho certo, trazendo desenvolvimento econômico com valorização das pessoas e do meio ambiente”, enfatiza Patrício Júnior, presidente do terminal portuário.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook