Senador Luiz Henrique da Silveira morre em Joinville

Fanpage / Porto Itapoá.
Fanpage / Porto Itapoá.

Na tarde deste domingo, dia 10 de maio, faleceu, em Joinville, o senador pelo estado de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira (PMDB). O parlamentar de 75 anos teve um enfarte fulminante depois do almoço e chegou a ser levado para o Hospital Unimed em Joinville, onde teve a morte confirmada às 15h15min.

Luiz Henrique nasceu em Blumenau, no dia 25 de fevereiro de 1940. Advogado de formação e político de carreira, mudou-se para Joinville em 1966, cidade da qual foi prefeito por dois mandatos (1977 a 1982 e 1997 a 2000). Depois, elegeu-se deputado federal cinco vezes – participando da Assembleia Constituinte de 1988 – e foi governador de Santa Catarina por duas gestões seguidas (2003 a 2010). Além disso, exerceu o mandato de deputado estadual uma vez, cargo no qual iniciou sua carreira política (1971 a 1975). Atualmente, exercia o mandato de senador, cargo para o qual foi eleito em 2010 (para a legislatura 2011-2018). No início deste ano de 2015, ele disputou a presidência do Senado, mas perdeu para Renan Calheiros (também PMDB), senador pelo Alagoas.

O corpo do senador será velado e enterrado nesta segunda-feira, dia 11 de maio. O velório ocorrerá no Centreventos, em Joinville. A previsão é de que o velório seja aberto ao público somente a partir da meia noite desta segunda. Antes, a família e, depois, as autoridades, prestarão suas homenagens. O enterro, que ocorrerá no final da tarde, será no Cemitério Municipal da Cidade. Detentos da Penitenciária de Joinville trabalharam para organizar o velório de Luiz Henrique. Autoridades nacionais, como a do vice-presidente da república, Michel Temer (PMDB), já começaram a chegar na Cidade, para se despedirem do corpo do Senador.

Forte relação com Itapoá

Para Itapoá, nos mandados estaduais e federais que Luiz Henrique da Silveira exerceu, sempre teve uma atenção especial. Não à toa, frequentemente conquistava a liderança na preferência do eleitorado local para si ou para os candidatos que apoiava.

Além disso, o senador teve crucial importância na implantação do Porto Itapoá, principal empreendimento itapoaense. O próprio terminal portuário, em nota de pesar assinada pelo seu presidente, Patrício Junior, cita Luiz Henrique como “um grande amigo e defensor do Porto Itapoá e de Santa Catarina”.

Em dezembro de 2010, dois meses após ser eleito senador, o Porto Itapoá foi inaugurado e Luiz Henrique da Silveira comentou sobre sua participação política na instalação do empreendimento em artigo de opinião publicado no Jornal “A Notícia”. Após explicar o seu trabalho nos bastidores, profetizou o que esperava de Itapoá e região a partir de então. “Foi uma grande luta! Mas, oito anos depois, ele [Porto Itapoá] está pronto para acelerar o desenvolvimento da microrregião e do Estado”, concluiu à época.

Foco nas artes

Profundo conhecedor da temática cultural, Luiz Henrique da Silveira deixou de ser um expectador para se tornar protagonista do assunto no Estado e no País. São legados do Senador na área, o Centreventos Cau Hansen, a Escola do Bolshoi no Brasil e o Festival de Dança, entre outros.

Homenagens

Ziraldo foi uma das personalidades famosas que se manifestaram acerca da morte de Luiz Henrique da Silveira. Para o cartunista, ele era o político mais inteligente do Brasil. “Tinha opinião sobre qualquer obra de arte”, considera.

O senador Romário Faria (PSB-RJ), manifestou-se sobre o falecimento de Luiz Henrique por meio da rede social Facebook. Ele prestou condolências à família e citou a popularidade do seu colega parlamentar. “Luiz Henrique deixa um legado para sua família e o povo de Santa Catarina se orgulhar”, concluiu.

Em Itapoá, também houve muitas homenagens pelas redes sociais. O Porto Itapoá, em nota de pesar assinada pelo presidente do empreendimento, citou o momento de desconfiança política pela qual passa o País, considerando “lamentável a perda de um homem tão honesto, defensor da cidadania, do amor a Patria” e grande amigo do Porto e do Estado. “Peço a todos que façam um minuto de silencio pelo nosso eterno amigo e que enderecem seu nome em suas preces a Deus nosso Salvador. Que o Grande Arquiteto do Universo receba o nosso amigo e eterno Prefeito, Governador e Senador Luiz Henrique da Silveira com muita luz. Vá em paz Senador!”, escreveu Patrício.

Políticos e outras personalidades itapoaenses demostraram o seu sentimento de pesar, colocando imagens de luto em seus perfis na rede social Facebook.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook