Corpo de Luiz Henrique da Silveira é enterrado com honras militares

Foto: Jaqueline Noceti / Secom /SC.
Foto: Jaqueline Noceti / Secom /SC.

Estima-se que cerca de 1,8 mil pessoas acompanharam a cerimônia que homenageou o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB) durante o velório na tarde desta segunda-feira, dia 11 de maio, no Centreventos Cau Hansen, em Joinville. Estavam presentes, a presidente da República Dilma Roussef (PT), o governador de Santa Catarina Raimundo Colombo (PSD) e o vice Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Eles prestaram as últimas homenagens com palavras de força aos familiares e elogios a Luiz Henrique, por sua carreira política.

O coro do senador e ex-governador de SC foi sepultado no final da tarde, no Cemitério Municipal de Joinville, com honras militares e o acompanhamento de milhares de pessoas.

 “Ele foi especial para todos nós, principalmente para mim. Sua experiência, seu trabalho, seus ideais trouxeram luz em momentos decisivos para o nosso Estado. Corajoso e inteligente esteve sempre presente e disponível para o diálogo. Falar do Luiz Henrique é falar com o coração, porque foi um amigo de todas as horas, principalmente, nas mais difíceis. E por toda a Santa Catarina, como ele gostava de falar, plantou desenvolvimento, levou esperança e conquistou muitos amigos”, declarou emocionado o governador catarinense Raimundo Colombo.

A Orquestra Cidade de Joinville deu início às homenagens, seguida de uma apresentação de Amanda Gomes, bailarina da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil. Líderes religiosos realizaram um culto ecumênico antes de o corpo seguir para o Cemitério Municipal sobre o carro do Corpo de Bombeiros Militar.

“Um país se faz quando como pessoas da estatura do Luiz Henrique, que honra seu Estado, sua comunidade e sua família. É muito importante para o Brasil ter exemplos de homens públicos como ele. Políticos cujo compromisso é o interesse do seu povo e do seu Estado. Por isso eu estou aqui numa homenagem de todo Brasil a esse brasileiro e a esse catarinense especial. Homem íntegro, correto, digno, mas também comprometido com o desenvolvimento cultural, intelectual e artístico do nosso povo”, disse a presidente Dilma Rousseff.

Por fim, após o enterro de Luiz Henrique, Colombo entregou cópia do decreto de luto oficial de sete dias do Estado á mulher do senador, Ivete Appel da Silveira.

Vítimas de duas paradas cardíacas nesse domingo, dia 10 de maio, em sua residência em Joinville, Luiz Henrique não resistiu e veio a óbito às 15h15min após várias tentativas de reanimação.

Forte relação com Itapoá

Para Itapoá, nos mandados estaduais e federais que Luiz Henrique da Silveira exerceu, sempre teve uma atenção especial. Não à toa, frequentemente conquistava a liderança na preferência do eleitorado local para si ou para os candidatos que apoiava.

Além disso, o senador teve crucial importância na implantação do Porto Itapoá, principal empreendimento itapoaense. O próprio terminal portuário, em nota de pesar assinada pelo seu presidente, Patrício Junior, cita Luiz Henrique como “um grande amigo e defensor do Porto Itapoá e de Santa Catarina”.

Em dezembro de 2010, dois meses após ser eleito senador, o Porto Itapoá foi inaugurado e Luiz Henrique da Silveira comentou sobre sua participação política na instalação do empreendimento em artigo de opinião publicado no Jornal “A Notícia”. Após explicar o seu trabalho nos bastidores, profetizou o que esperava de Itapoá e região a partir de então. “Foi uma grande luta! Mas, oito anos depois, ele [Porto Itapoá] está pronto para acelerar o desenvolvimento da microrregião e do Estado”, concluiu à época.

Foco nas artes

Profundo conhecedor da temática cultural, Luiz Henrique da Silveira deixou de ser um expectador para se tornar protagonista do assunto no Estado e no País. São legados do Senador na área, o Centreventos Cau Hansen, a Escola do Bolshoi no Brasil e o Festival de Dança, entre outros.

Homenagens

Ziraldo foi uma das personalidades famosas que se manifestaram acerca da morte de Luiz Henrique da Silveira. Para o cartunista, ele era o político mais inteligente do Brasil. “Tinha opinião sobre qualquer obra de arte”, considera.

O senador Romário Faria (PSB-RJ), manifestou-se sobre o falecimento de Luiz Henrique por meio da rede social Facebook. Ele prestou condolências à família e citou a popularidade do seu colega parlamentar. “Luiz Henrique deixa um legado para sua família e o povo de Santa Catarina se orgulhar”, concluiu.

Em Itapoá, também houve muitas homenagens pelas redes sociais. O Porto Itapoá, em nota de pesar assinada pelo presidente do empreendimento, citou o momento de desconfiança política pela qual passa o País, considerando “lamentável a perda de um homem tão honesto, defensor da cidadania, do amor a Patria” e grande amigo do Porto e do Estado. “Peço a todos que façam um minuto de silencio pelo nosso eterno amigo e que enderecem seu nome em suas preces a Deus nosso Salvador. Que o Grande Arquiteto do Universo receba o nosso amigo e eterno Prefeito, Governador e Senador Luiz Henrique da Silveira com muita luz. Vá em paz Senador!”, escreveu Patrício.

Políticos e outras personalidades itapoaenses demostraram o seu sentimento de pesar, colocando imagens de luto em seus perfis na rede social Facebook.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook