Sebrae faz levantamento sobre potencial da região com a BMW

Divulgação.
Divulgação.

De acordo com o divulgado no jornal “A Notícia”, a construção da fábrica da BMW em Santa Catarina deu muitas oportunidades para as empresas ligadas ao setor metal-mecânico, sendo que algumas, inclusive, chegaram a instalar unidades no Norte do Estado, exclusivamente, visando o atendimento das demandas da montadora. Todavia, os reflexos da vinda da multinacional não se limita ao setor automotivo. Há um efeito cascata no que diz respeito ao investimento milionário feito na cidade sede, Araquari. Foram gerados empregos e renda, aumentando a demanda por novos produtos e serviços voltados à população e criando a perspectiva de um incremento no dinamismo econômico da região.

Um diagnóstico recente realizado pelo Sebrae-SC (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina) buscou identificar os potenciais novos negócios na região. Um mapeamento de oportunidades nas áreas de comércio e prestação de serviços em quatro cidades da região Norte foi realizado pelo estudo. Fazem parte da abrangência desse mapeamento, a própria Araquari, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva, municípios que indiretamente também são beneficiados pelo investimento da BMW.

Uma série de indicadores das quatro cidades foi levada em conta pela pesquisa, que avaliou dados de emprego e renda, educação e infraestrutura, entre outros. Além disso, é somada uma taxa de aumento populacional acima da média estadual e nacional dos últimos anos, com crescimento de áreas residenciais nesses municípios.

Com base nessas informações, o Sebrae-SC aplicou uma metodologia de cálculo para apontar as alternativas de negócios decorrentes da evolução desses aspectos.

Foram avaliados a quantidade de empresas, o nível de concorrência e capacidade de atendimento instalada, além da disponibilidade de microempreendedores individuais (MEI’s) em cada um dos municípios.

A população também participou do levantamento com a sua opinião. Cerca de 1,6 mil pessoas – 400 de cada Cidade – foram entrevistadas. Avaliou-se o nível de satisfação e atendimento em relação a um conjunto de atividades econômicas. Entre as perguntas respondidas pelos moradores, as necessidades da Cidade, o que ela já tem e o que precisa ser melhorado.

O Sebrae Nacional foi quem teve a iniciativa do levantamento, sendo Santa Catarina um os escolhidos para ser Estado Piloto.

Mais análises estão sendo realizadas em outros estados, sempre a partir de um grande investimento, que tenha impacto nos municípios de pequeno porte. No futuro, o estudo deve ser estendido, também, para outras cidades da região.

Consultoria e capacitação gratuita

Seminários que ocorrerão nesta semana, dentro dos municípios (conforme programação abaixo) debaterão os resultados completos. Investidores poderão prestigiar. Nesses encontros, o Sebrae apresentará um cronograma de atendimento que vai até dezembro.

Serão prestadas consultorias e realizadas palestras e cursos de capacitação para quem quiser abrir um próprio negócio, com base nas oportunidades mapeadas pelo estudo, além de facilitar a aproximação de potenciais investidores com instituições de crédito. Tudo isso, gratuitamente. Todo o levantamento é feito com ponderações. Portanto, abrir um negócio em uma das áreas identificadas como de alto potencial não é garantia de sucesso. O estudo apresenta importantes informações para a tomada de decisão, mas é preciso levar em consideração, outros aspectos como características pessoais, conhecimento técnico e capacidade de investimento.

Calendário de seminários

 

São Francisco do Sul
Data: 19 de maio.
Local: Portal Turístico (rua Babitonga, 61, ao lado do Restaurante Portela).
Horário: 9 às 10 horas.

 

Araquari
Data: 19 de maio.
Local: auditório do Instituto Federal Catarinense (km 27 da BR-280).
Horário: 14 às 15 horas.

 

Itapoá
Data: 20 de maio.
Local: Casa da Cultura (rua VII, s/nº, Loteamento Residencial Príncipe).
Horário: 9 às 10 horas.

 

Garuva
Data: 20 de maio.
Local: Mita Eventos (avenida Celso Ramos, 1.511, nos fundos da Farmácia Droga Mita).
Horário: 14 às 15 horas.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook