Parâmetros do canal de acesso à Baía da Babitonga são ampliados

CRÉDITOS: Porto Itapoá / Divulgação.
CRÉDITOS: Porto Itapoá / Divulgação.

Após nova avaliação da Marinha do Brasil, o canal de acesso dos navios que atracam na Baía da Babitonga – portos de Itapoá e São Francisco do Sul – conta com novos parâmetros operacionais, permitindo a utilização de maior capacidade nos navios de grande porte.

A portaria nº 34/2015 da Capitania dos Portos de Santa Catarina registrou o aumento em um metro no calado dos navios de 300 metros de comprimento por 48 de largura, habilitando essas embarcações a entrarem e saírem do canal de acesso durante a noite. A portaria vigente até então só permitia a operação com essas embarcações no período diurno, principalmente em função da largura dos navios.

Em relação aos navios maiores, com mais de 330 metros de comprimento e largura igual ou inferior a 43 metros, o calado foi ampliado em meio metro. Com isso, esses também estão liberados a realizar manobras noturnas. No estado de Santa Catarina, somente Itapoá e Imbituba recebem navios desse porte. Com o novo parâmetro, que permite o acesso noturno dessas embarações, o Porto Itapoá prevê ampliar em até 15 % sua movimentação.

Para exemplificar, um navio com as dimensões do “Aliança Itapoá”, que possui 334 x 43 metros e um calado máximo de 12 metros, não poderia utilizar toda a sua plenitude devido às limitações do canal de acesso, as quais, até então, só permitiam a entrada desse navio com um calado em torno de 9 metros e durante o dia, exclusivamente. Com o novo parâmetro, o aumento chegou a 9,5 metros de uso de calado e, após um período de teste, pode passar para 10 metros.

O Porto Itapoá, por intermédio de sua Assessoria de Comunicação, Marketing e Relações Institucionais, divulga há, pelo menos, dois anos, um cálculo que indica que cada centímetro de calado a mais em um navio viabiliza oito contêineres por embarcação. Com esse acréscimo de meio metro de calado, ou seja, 50 centímetros, para os navios acima de 330 metros de comprimento, o ganho chega a 400 contêineres a mais por navio. Em termos financeiros, pode-se dizer que, com este novo parâmetro, os navios como o “Aliança Itapoá” poderão gerar, aproximadamente, mais U$$ 400 mil por atracação (valor total entre taxas/impostos e geração de serviços em geral) somente no Porto Itapoá. Isso equivale, no câmbio desta terça-feira, dia 19 de maio, a mais de R$ 1,2 milhão.

Essa é a terceira portaria expedida pela Marinha do Brasil, ampliando os parâmetros operacionais para o acesso de embarcações na Baía da Babitonga nos quase quatro anos de funcionamento do Porto Itapoá. A Baía é uma das mais favorecidas do Brasil em termos de profundidade, com áreas que chegam a 30 metros e 17 metros nos berços de operação do Porto Itapoá, por exemplo. A restrição existente é especificamente no canal de acesso, que possui 14 metros de profundidade, porém com restrições em sua largura, que limitam a movimentação dos navios de grande porte, os quais operam em águas brasileiras desde 2013.

Ainda de acordo com o divulgado pela Assessoria de Comunicação do Porto Itapoá, as melhorias atuais só foram possível graças ao acompanhamento profissional dos práticos da Baía da Babitonga e da Marinha do Brasil, que pautam esse tipo de avaliação e parametrização sempre com o foco na segurança da navegação.

Há a expectativa de que a dragagem e manutenção do canal por parte dos governos estadual e federal ocorram ainda durante este ano de 2015, o que deve ampliar ainda mais os parâmetros de operação da Baía. Outra situação em andamento, no sentido de ampliar a movimentação de contêires pela Baía, é a tramitação do EIA/RIMA (Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impactos ao Meio Ambiente), conduzida pelo Porto Itapoá e a Autoridade Portuária de São Francisco do Sul, visando o alargamento e aprofundamento do mesmo canal. A intenção é elevar os parâmetros para que o terminal portuário possa receber e operar navios de 350 a 400 metros, os quais já operam em outros continentes desde 2012. Recentemente, o Governo de Santa Catarina sinalizou interesse em atender a uma série de demandas ligadas ao setor produtivo na região Norte do Estado, e a dragagem de aprofundamento do canal de acesso aos portos de Itapoá e São Francisco do Sul é uma delas.

Confira as tabelas com os indicativos dos novos parâmetros do Canal de Acesso da Baía da Babitonga:

Navegação Diurna

Comprimento

Calado

320 à 336 metros

11 metros

310 à 320 metros

11,5 metros

300 à 310 metros

12 metros

260 à 300 metros

12,2 metros

245 a 260 metros

12, 5 metros

Até 245 metros

12,8 metros

Navegação Noturna

Comprimento X Largura

Calado

300 X 43 metros

11 metros

300 X 46 metros

10,5 metros

335 X 43 metros e 300 X 48 metros

9,5 metros (após 9 manobras utilizará 10 metros)

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook