Porto Itapoá comemora 1 milhão de contêineres movimentados

CRÉDITOS: Porto Itapoá / Divulgação.
CRÉDITOS: Porto Itapoá / Divulgação.

Nessa quarta-feira, dia 22 de julho, o Porto Itapoá comemorou mais uma marca histórica, movimentando o contêiner de número 1.000.000 (um milhão).

Com apenas quatro anos de operação (desde junho de 2011), o terminal portuário itapoaense já havia alcançado a marca de um milhão de TEU’s em junho do ano passado (2014). TEU é a unidade utilizada no setor portuário, que equivale a um contêiner de 20 pés, mas a unidade mais referenciada pelo mercado é, mesmo, a unidade de contêineres movimentados. “Para efeito de comparação, 1.000.000 de contêineres movimentados no Porto Itapoá equivalem a 1.627.715 TEU’s”, explica o terminal portuário.

“Essa conquista representa o espaço que o Porto Itapoá conquistou em sua recente história. São quatro anos de trabalho intenso baseado na eficiência operacional e na satisfação de nossos clientes e colaboradores”, considera Patrício Junior, presidente do empreendimento.

Ele lembra, ainda, que, mesmo com apenas quatro anos de operação, o Porto Itapoá já é referência no mercado portuário, tendo sido apontado como o melhor terminal portuário brasileiro em pesquisa realizada junto a clientes do setor pelo Instituto ILOS, que foi divulgada pelo jornal Estado de São Paulo. Também em 2014, o jornal Valor Econômico, em parceria com o Instituto Aon Hewitt, destacou o porto itapoaense como sendo o melhor do setor em gestão de pessoas.

Como forma de comemorar a marca histórica atingida nessa quarta-feira, o Porto Itapoá representou o número 1.000.000 com o empilhamento de contêineres no píer de atracação. “A força da imagem se mostra tão imponente como o número alcançado pelo porto, e pela expectativa de crescer ainda mais nos próximos anos”, considera o terminal.
Patrício Junior lembra do cenário de desafio em que se estabeleceu o início das operações do Porto. “Iniciamos nossas operações em Itapoá, um município desconhecido pelo mercado logístico e portuário. Diferentemente dos outros portos do País, onde as cidades já possuíam uma infraestrutura logística adequada, com clientes que já conheciam a vocação portuária das cidades, em Itapoá, iniciamos tudo do zero. Não possuíamos nem mesmo estradas e fontes de energia adequadas, clientes e empresas de apoio logístico. Tudo foi feito de forma precursora, desde a prospecção comercial até os investimentos de infraestrutura”, conta.
De acordo com o divulgado pelo Porto, esses motivos tornam ainda mais especiais a conquista da marca simbolizada pelo contêiner de número 1 milhão, que representa a consolidação do empreendimento, que está entre os maiores e mais eficientes do País, contribuindo de forma significativa para o mercado brasileiro e internacional. “Queremos ser reconhecidos não apenas pelo volume e sim por fazer parte das empresas que se inspiram diariamente para oferecer ao mercado as melhores vantagens do setor portuário, investindo em tecnologia, desenvolvimento de pessoas e crescimento sustentável de suas operações”, conclui Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook