Porto Itapoá recebe, oficialmente, a instalação de Unidade de Vigilância Agropecuária

Unidade de Vigilância Agropecuária do Porto Itapoá é oficialmente instalada.
Uvagro do Porto Itapoá é oficialmente instalada.

Na tarde dessa sexta-feira, dia 24 de julho, importantes autoridades e clientes exportadores estiveram nas dependências do Porto Itapoá para comemorarem a abertura oficial da Uvagro (Unidade de Vigilância Agropecuária) do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) na sede do terminal portuário.

Na ocasião, Jacir Massi (superintendente federal do MAPA em Santa Catarina) e Patrício Junior (presidente do Porto Itapoá) assinaram o contrato de cessão, pelo qual o Ministério instala oficialmente a Uvagro no porto itapoaense.

Além do representante do Ministério da Agricultura, participaram do evento, Ricardo Otoni, coordenador da Vigilância Agropecuária; Simone Schramm, secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, que representou o governador Raimundo Colombo; os deputados federais Décio Lima (PT) e Mauro Mariani (PMDB), os deputados estaduais Ana Paula Lima (PT) e Keneddy Nunes (PSD); e Márcio Gonzatto, secretário Municipal de Planejamento de Itapoá, que representou o prefeito da Cidade, Sérgio Aguiar.

Os discursos proferidos durante a cerimônia tiveram foco no reconhecimento do modelo adotado pelo Porto Itapoá, que prima pela eficiência e comprometimento com os seus clientes e colaboradores. Outro destaque foi dado ao empenho e dedicação dos órgãos intervenientes que atuam no terminal portuário.

Patrício Junior, Presidente do Porto Itapoá, falou da contribuição que o Porto tem dado ao desenvolvimento da região e do município de Itapoá. Além disso, citou as importantes conquistas e todo o reconhecimento que o terminal portuário vem tendo, em especial, nos últimos dois anos. “Hoje, estamos comemorando o fruto da parceria construída junto ao Ministério da Agricultura nos últimos quatro anos. Mesmo sem uma estrutura formal dentro do Terminal, os servidores do MAPA sempre fizeram parte do time do Porto Itapoá, prestando, dentro de suas condições, o melhor serviço possível. Trabalhamos e crescemos muito nesses quatro anos, e sempre tivemos a colaboração dos servidores do MAPA, vindos de vários lugares do Brasil para atuar em nosso Terminal. Agora, esta eficiência deve se tornar ainda mais visível aos olhos dos clientes, que terão em Itapoá, um dos menores tempos de liberação de cargas entre os portos brasileiros”, comemorou Patrício.

Simone Schramm, secretária da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville falou de seu apreço por Itapoá, citando que começou sua carreira profissional como professora em Garuva, momento em que acompanhou de perto a emancipação política das terras itapoaenses e atuou na luta pela implantação da Escola Estadual Nereu Ramos no Município. De lá para cá, nunca deixou de acompanhar o desenvolvimento da Cidade. Ela se diz muito orgulhosa das conquistas recentes de Itapoá, com a implantação do Porto e o consequente desenvolvimento econômico da região.

O superintendente federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento em Santa Catarina, Jacir Massi, citou que a instalação da Uvagro no Porto Itapoá é fruto de cinco anos de trabalho. Ele ainda lembrou a referência nacional que é o estado de Santa Catarina em vários aspectos sanitários e, em especial, aos ligados à agropecuária. Além disso, destacou a importância de se manter um clima otimista, apesar de se fazer tanta referência à crise. “Vamos desafiar nosso limites, porque o Brasil precisa disso. Imaginem se o Brasil conseguir ser o espetáculo que está sendo o Porto Itapoá”, concluiu.

Com as operações iniciadas em junho de 2011, até agora, toda a estrutura de vigilância agropecuária do Porto Itapoá era atendida pela equipe lotada em São Francisco do Sul. Independentemente disso, o trabalho dos agentes do MAPA em Itapoá sempre foi pautado na responsabilidade, agilidade e eficiência quanto às liberações das cargas. A tendência é que, agora, com a instalação da Uvagro, o terminal portuário fique mais rápido, contribuindo para que os clientes consigam mais rapidez na movimentação de suas operações.

“Até a abertura da UVAGRO-Itapoá, as cargas que exigiam inspeção física do Ministério da Agricultura, poderiam levar até sete dias para serem liberadas, dependendo dos casos. Hoje, com a unidade instalada no Porto, a maior parte das cargas poderá ser atendida no mesmo dia da chegada do contêiner e, em um dia, estaria pronta para o embarque. Logicamente, as condições documentais, físicas e sanitárias da carga precisam atender as exigências do Ministério, e da Legislação, solicitadas em todos os portos brasileiros”, explica nota enviada pelo Porto Itapoá à imprensa.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook