Inscrições para o FIES começam nesta segunda-feira, dia 03 de agosto

Nesta terça-feira, dia 03 de agosto, têm início as inscrições para o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). No total, 61,5 mil vagas são ofertadas. As inscrições devem ser realizadas até esta quinta-feira, dia 06 de agosto. Para esta edição há novas regras. Os juros, que eram de 3,4%, passam para 6,5% e os estudantes passam a pagar parte da mensalidade de acordo com a renda. De contrapartida, os participantes do FIES terão 5% de desconto nas mensalidades.

O interessado em concorrer ao financiamento deverá ter nota mínima de 450 pontos na média das provas do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em qualquer edição do Exame, a partir de 2010. Além disso, o candidato não pode ter zerado a redação do mesmo certame. A renda familiar por pessoa precisa ser inferior a 2,5 salários mínimos mensais, ou seja, R$ 1.970.

Cursos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, excluindo o Distrito Federal, serão priorizados, da mesma forma ocorrerá com os cursos nas áreas de engenharia, saúde e aqueles voltados à formação de professores. Os cursos que possuem conceitos 4 e 5 na avaliação do MEC (Ministério da Educação) que vai até 5 são outros que terão prioridade.

As novas normas também definem que os financiamentos não serão mais concedidos por ordem de inscrição, mas sim por concorrência. Assim, não é necessária pressa para acesso ao sistema por parte dos candidatos. Na próxima segunda-feira, dia 10 de agosto, será divulgado o resultado da pré-seleção, em chamada única. Quem estiver na lista deverá concluir a inscrição na internet, completando o processo na instituição de ensino e na instituição financeira. Aqueles que não figurarem entre os pré-selecionados passam a integrar a lista de espera.

Quem já tem financiamento pelo FIES deverá aditar seu contrato a partir do dia 10 de agosto. Para essa edição do processo de renovação, que é necessária a cada seis meses, o prazo vai até o dia 31 de outubro.

Aqueles que, por alguma razão, não renovaram os contratos no prazo estipulado no primeiro semestre deste ano de 2015 terão nova chance de fazê-lo, também a partir deste dia 10 de agosto. Segundo o MEC, menos de 100 mil estudantes não renovaram o financiamento no primeiro semestre dentro do prazo que se encerrou no dia 20 de julho, após ser prorrogado algumas vezes.

O FIES, mantido pelo Governo Federal, oferece financiamento em instituições privadas de ensino superior com juros mais baixos. Atualmente, cerca de 2,1 milhões de estudantes usufruem do Programa.

info_agencia_novo_fies

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook