Conselho Municipal de Saúde repudia manifestações do Presidente da Câmara

Conselho Municipal de Saúde repudia manifestações do Presidente da CâmaraNa última segunda-feira, dia 24 de agosto, o presidente da Câmara de Itapoá, vereador Daniel Silvano Weber (PMDB), assumiu a tribuna da Casa para se manifestar contra problemas que ele alega haver no PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá. O político disse que esteve no local no mesmo dia 24 de agosto, esperando uma hora e meia para ser atendido, mas muitos pacientes estariam aguardando mais tempo do que ele. Em tom de desabafo, o Vereador anunciou que chamará o secretário municipal de Saúde para prestar esclarecimentos sobre o tema.

Daniel Weber ainda lembrou de que a Câmara aprovou, em outubro de 2013, o aumento da remuneração do Prefeito de Itapoá sob a alegação de que era necessário aumentar o teto do funcionalismo público municipal para que se pudesse oferecer um melhor salário aos médicos, atraindo-os em maior número para o Município, fato que não se concretizou, no entendimento dele, por falta de competência do secretário municipal de Saúde, Cristian Angelo Grassi. O presidente da Casa também recordou de que ele votou contra o referido projeto de aumento do subsídio do Prefeito, juntamente com os vereadores Jeferson Rubens Garcia (PMDB) e Ernesto Policarpo de Aquino (PSC). Na ocasião, o projeto foi aprovado com os votos favoráveis da vereadora Márcia Regina Eggert Soares (PSDB); e vereadores Carlito Custódio Júnior (PR); Edson Speck (PMDB); Geraldo Weber (PSDB) e Thomaz Sohn (PP).

Por fim, o vereador Daniel solicitou que os servidores da Câmara providenciem um requerimento para inclusão em votação na pauta da próxima reunião ordinária.

Em repúdio às manifestações do presidente da Casa de Leis, o Conselho Municipal de Saúde de Itapoá votou e divulgou uma nota, colocando-se contrário ao que chamou de “palavras que maculam a imagem dos profissionais da Saúde atuantes no Pronto Atendimento de Itapoá, na tentativa de insinuar falta de profissionais e demora no atendimento, vinculados a incompetência do Secretário de Saúde Cristian Angelo Grassi”.

No entendimento do Conselho, “tal ato não é condizente com a postura de um representante do povo, que demonstra total desconhecimento do funcionamento da saúde municipal, principalmente sobre os protocolos de atendimento relativos à urgência e emergência praticados no Pronto Atendimento”.

A nota de repúdio, ainda, reconhece que o sistema conta com falhas e que há muito a ser implementado, mas alega que não pode ser esquecido o caráter de atendimento a atenção básica característica de Itapoá. “Não compactuamos com qualquer ato ou declaração que insinuem falha na prestação dos serviços, em detrimento da imagem dos profissionais, alardeando insegurança à população, transformando o atendimento a sociedade em um verdadeiro caos”, diz o texto assinado por Lana Quadros Bevilaqua, presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itapoá, nessa quinta-feira, dia 27 de agosto.

“Externamos nossa solidariedade aos profissionais da saúde do PA e esperamos que excessos como este não mais sejam vitrine em nossa cidade, pois demonstram apenas um desserviço a população”, conclui a nota de repúdio.

Rapidamente, o texto divulgado pelo Conselho Municipal de Saúde recebeu apoio na rede social Facebook. Confira as manifestações abaixo (com os comentários atualizados até a publicação desta matéria) ou clique nelas para ter acesso à nota diretamente no Facebook:

Comentarios nota de repudio Conselho Municipal de Saude Vereador Daniel Silvano Weber

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook