Prefeitura de Itapoá recebe recurso para a dragagem da boca da Barra

Foto: Boca do Rio Saí Mirim / Arquivo TI.
Foto: Boca do Rio Saí Mirim / Arquivo TI.

De acordo com o divulgado pela Prefeitura de Itapoá, no último dia 14 de dezembro, foi creditado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, o valor de R$ 150 mil objetivando a dragagem e o desassoreamento do Rio Saí Mirim, na região conhecida como a Boca da Barra.

O depósito é fruto de um termo de convênio assinada junto à SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) de Joinville no último mês de setembro (2015).

Muito esperada pela comunidade da Barra do Saí, essa dragagem dará melhores condições de trabalho a dezenas de famílias que vivem da pesca na região, pois facilitará a saída dos pescadores ao mar, fato que vinha ocorrendo com muita dificuldade.

Com essa intervenção, além de facilitar o trânsito dos barcos de pescadores no local, o volume de vazão do rio para o oceano também será minimizado.

Em 2014, uma manifestação de pescadores exigiu providências quanto ao tema

No dia 12 de setembro do ano passado (2014), a Associação de Pescadores da Barra do Saí, em Itapoá, realizou uma mobilização pacífica na Rodovia SC-416. O ato bloqueou o trânsito por duas horas na manhã daquele dia. O objetivo dos pescadores era solucionar esse sério problema que se arrastava há alguns anos. Um ano depois, foi anunciada a destinação do recurso por parte do Estado e agora, no último dia 14 de dezembro, tal recurso foi creditado em conta própria para este fim.

Boca da Barra do Saí Mirim em Itapoá

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook