Porto Itapoá conta com mais dois portêineres e seis RTG’s

FOTO: Porto Itapoá / Divulgação.
FOTO: Porto Itapoá / Divulgação.

Na manhã deste domingo, dia 03 de janeiro, o navio Zen Hua 19 atracou no Porto Itapoá, desembarcando os mais novos equipamentos do terminal portuário. Tratam-se de dois portêineres e seis RTG’s, os quais ampliarão a capacidade operacional do empreendimento itapoaense.

Foram mais de 40 dias de viagem entre a China e o Brasil, sendo todo o período cercado de muita expectativa. “A encomenda dos equipamentos já estava prevista desde o início das operações do Porto em 2011, e foi ratificada no fim de 2013. Para que os equipamentos estivessem prontos, foram 10 meses de fabricação na Indústria ZPMC, a mesma que produziu os outros 4 Portêineres e 11 RTGs que já estavam em operação em Itapoá”, explica a nota de imprensa divulgada pelo terminal.

Os novos equipamentos são diferentes dos utilizados atualmente, especialmente os portêineres, cujas dimensões das lanças alcançam 65 metros, dez a mais do que os portêneires em operação até então. Isso significa que o Porto poderá atender os grandes navios que operam em águas brasileiras, além das novas embarcações que devem aportar no Brasil, quais terão maior cumprimento e largura superior a 60 metros em alguns casos.

Com isso, a partir de agora, o Porto Itapoá possui 6 portêineres e 17 RTG’s, figurando entre os portos mais bem equipados do País, o que contribui com sua agilidade e eficiência.

“Embora o ano de 2015 tenha apresentado muitos desafios comerciais e estruturais, o Terminal conseguiu superar sua movimentação de contêineres em cerca de 10% em relação a 2014, ultrapassando a marca de 320 mil unidades. Em termos de eficiência, o índice que registra a agilidade na movimentação de cargas por hora, o MPH (Movimentos Por Hora), ficou em 83,9, um dos melhores do mundo. Agora, com os novos equipamentos a tendência é que este índice se torne ainda maior”, explica a nota do Porto.

Patrício Junior, presidente do terminal portuário, considera que a aquisição dos novos equipamentos trará mais qualidade e eficiência operacional aos clientes do Porto. “Estamos num mercado altamente competitivo e, para nos destacarmos, precisamos oferecer ao mercado o que podemos fazer de melhor. Temos a Baía da Babitonga como um grande ativo, um time altamente qualificado e, agora, estamos com nossa capacidade operacional, em termos de equipamentos, completa para esta fase do Porto Itapoá”, considera.

Ele destacou que, em 2016, a base do Porto será o trabalho e a dedicação, a fim de enfrentar o ano de incertezas políticas e econômicas no Brasil. Para ele, a sociedade não pode estacionar, esperando decisões complexas emitidas longe do dia-a-dia. “A iniciativa privada e a sociedade civil são os agentes mais importantes na atual situação de nosso País. Precisamos assumir esse protagonismo, investindo e acreditando que podemos fazer a diferença. O Porto Itapoá mantem sua estratégia de investimento justamente por dar crédito ao mercado e ao espírito empreendedor da sociedade”, conclui.

Os equipamentos devem estar todos instalados dentro de duas semanas, sendo que os novos portêineres e RTG’s entrarão em operação ainda neste mês de janeiro.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Um comentário em “Porto Itapoá conta com mais dois portêineres e seis RTG’s

  • Avatar
    6 de janeiro de 2016 em 15:02
    Permalink

    com abertura do novo canal do panama uma nova classe de navios´´panamax´´ de 13000-14000 TEU vou aparecer aqui. em que outro porto do parana ou SC estes podem atracar, fora de itapoa?

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook