Caso de zika vírus é confirmado em Itapoá

FOTO: Arquivo / Agência Brasil.
FOTO: Arquivo / Agência Brasil.

De acordo com o Jornal Notícias do Dia, do Grupo RIC, um caso de zika vírus foi diagnosticado e confirmado no município de Itapoá na última semana. Com 20 anos de idade, a paciente infectada veio da cidade de Várzea Grande (MT) para passar as férias na casa de amigos, de onde foi embora nesta terça-feira, dia 19 de janeiro. A cidade de onde ela veio é considerada uma área de endemia com vários focos de dengue e zika. Os pais da paciente já estavam com a febre zika quando ela viajou para Itapoá.

Criatian Ângelo Grassi, secretário de Saúde de Itapoá e presidente do Comitê de Combate à Dengue no Município, informou ao “Notícias do Dia”, que a jovem foi ao PA (Pronto Atendimento) 24 Horas de Itapoá na terça-feira passada, 12 de janeiro, apresentando dores no corpo e nas articulações. Dois dias depois, na quinta-feira, ela retornou, já com secreções na pele. Os resultados laboratoriais, então, confirmaram o diagnóstico. De acordo com o secretário de Saúde, com as análises laboratoriais e a inspeção na região é possível afirmar que se trata de um caso isolado e importado.

Até a primeira semana de 2016, não havia nenhum foco do mosquito Aedes aegypti (transmissor do vírus) em Itapoá, mas após a inspeção, uma coleta no bairro Itapema do Norte, região mais procurada pelos turistas na Cidade e por onde a jovem infectada também passou, foi encontrado um foco positivo. Imediatamente, foi realizada uma varredura na região, com a implantação de uma barreira em um raio de 300 metros com armadilhas, que aumentaram de 153 para 200 no total. “No mesmo dia, já fizemos um trabalho de campo na região para ver se mais alguém apresentava os sintomas”, afirmou o secretário ao Jornal Notícias do Dia.

Uma coleta foi realizada em todas as armadilhas e possíveis acumuladores de água nessa região, sendo as amostras encaminhadas à regional de saúde para análise, mas entre todas essas coletas, nenhum foco foi confirmado. “Vamos fazer novas barreiras de orientação. Ainda recebemos muitos turistas e esse mosquito veio de carona. Reforçamos a importância da prevenção, pedindo que a população e turistas mantenham os locais que possam acumular água em vigilância”, alertou Cristian.

Atualmente, Itapoá tem registado pouco mais de 22 mil habitantes no Serviço de Atenção Básica de Saúde, mas durante a temporada de verão, o número de pessoas na Cidade pode chegar a 100 mil pessoas, por causa dos turistas na região.

Sobre o zika vírus

A prevenção do zika vírus é idêntica à da dengue, baseada em acabar com os focos do Aedes aegypti, transmissor de ambas as doenças. Não há tratamento específico para o zika vírus, mas seus sintomas podem ser aliviados com medicamentos. A doença pode provocar manchas vermelhas pelo corpo, febre geralmente baixa e inchaço nas articulações.

FOTO: Arquivo / Agência Brasil.
FOTO: Arquivo / Agência Brasil.
Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

2 comentários em “Caso de zika vírus é confirmado em Itapoá

  • Avatar
    20 de janeiro de 2016 em 00:46
    Permalink

    boa noite todo cuidado e bom mas alerta sobre as piscinas cheia de aguá que o povo deixa fim de semana volta no outro fim de semana eu vi bem perto tem que revistar as casas não posso falar a casa mas posso telefonar sempre tem aguá la me passe o fone –hoje eu estou em Curitiba mas volto a manhã ja estou 8 dias aqui quero ajudar poi meus netos também vão pra i obrigada

    Resposta
    • Avatar
      20 de janeiro de 2016 em 00:50
      Permalink

      Boa noite, Hilda! Essa questão cabe à Prefeitura de Itapoá fiscalizar. Acredito que você possa informá-los pelo telefone (47) 3443-8846, que é o da Secretaria Municipal de Saúde.

      Atenciosamente,

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe seu comentário via Facebook