
Itapoá mantém um ponto impróprio para banho em novo relatório de balneabilidade

A Fatma (Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina) divulgou nesta sexta-feira, dia 22 de janeiro, seu relatório das condições das praias no Estado. No total, são 135 pontos próprios e 76 impróprios para banho. Com isso, fica mantido o percentual médio de 65% próprio e 35% impróprio registrado no relatório anterior. Foram realizadas análises nos 211 pontos do estado entre os dias 18 e 20 de janeiro.
Em Itapoá, um dos quatro pontos analisados segue sem condições de banho, configurando 75% de balneabilidade nas praias do Município. O único ponto não balneável fica localizado no balneário Brasília. Trata-se do Ponto 1, cuja análise é realizada no final da Rua 650. Seguem balneáveis o Pontos 2 (balneário Paese – análise realizada entre as ruas 1020 e 1030), o Ponto 3 (balneário Palmeiras – análise realizada na Rua 1970) e o Ponto 4 (balneário Barra do Saí – Rua 20).
Márcio Luiz Alves, diretor de Proteção dos Ecossistemas da Fatma, considera essa manutenção da situação normal. “No verão, temos esse cenário tradicionalmente e, em outras épocas do ano, há uma melhora devido ao menor número de chuvas e de turistas”, afirma o especialista.
Durante a época de verão, as coletas são realizadas semanalmente em todos os municípios do Litoral, sendo eles: Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Camboriú, Balneário da Barra do Sul, Balneário Rincão, Barra Velha, Biguaçu, Bombinhas, Florianópolis, Garopaba, Governador Celso Ramos, Imbituba, Itajaí, Itapema, Itapoá, Jaguaruna, Joinville, Laguna, Navegantes, Palhoça, Passo de Torres, Penha, Piçarras, Porto Belo, São Francisco do Sul e São José. No inverno, esse trabalho é realizado mensalmente.
O diretor da Fatma dá uma dica importante aos banhistas. “Vale lembrar que ao entrar em locais com balneabilidade imprópria, a pessoa se coloca em condição de risco, o que pode causar danos a saúde. A busca de informações deverá ser nos órgãos oficiais da Fatma”, alerta.
Leia também:
Santa Catarina registra passagem de frente fria e primeiro declínio de temperatura do outono
Nova sede do Centro de Bem-Estar Animal de Itapoá promete ser referência em Santa Catarina
Governo e Porto firmam parceria que revolucionará a orla de Itapoá e o acesso a Portos
Relacionado
Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá no qual segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@tribunadeitapoa.com.br
Paulo A. Casali
Gostaria que informassem o que Os órgaõs municipais estão fazendo para punir as pessoas que estão jogando esgoto nestas valas e que inevitavelmente escoam para o mar.
wal
Porque escreve que este ponto é bem na frente do deck da terceira pedra e é muito frequentado
2 comments