Primeira semana de fevereiro deve ser chuvosa em Santa Catarina

Sem imagemA semana promete ser chuvosa em Santa Catarina. Confira a previsão do tempo da Epagri/Ciram:

Terça-feira (2/2)

Um sistema de alta pressão no oceano estará próximo ao litoral sul do Brasil, possibilitando o predomínio de nebulosidade variável com chuva isolada em alguns momentos com intensidade moderada. A temperatura se mantém estável, devido à cobertura de nuvens. Vento de sul a leste, de fraco a moderado.

Quarta-feira (3/2)

Céu fica encoberto e há previsão de chuva em todas as regiões catarinenses. Segundo a Epagri/ciram, haverá risco de chuva moderada a forte em alguns momentos do Oeste ao Planalto. A temperatura estará amena, porém persiste a sensação de ar abafado devido à alta umidade. O vento sopra de nordeste a leste, fraco a moderado com rajadas mais forte no litoral.

Quinta e sexta-feira (4 e 5/2)

Os dias serão de muitas nuvens, com período de sol e pancadas de chuva a qualquer momento no Litoral e à tarde no Oeste, Meio-Oeste e Planalto. A temperatura estará em elevação, com sensações de ar abafado. Vento de Nordeste a Leste, com rajadas fortes no Litoral.

Em um ambiente quente, um indivíduo experimenta determinado grau de desconforto. O Índice de Calor (Desconforto Térmico) representa uma temperatura que considera também a umidade presente, além da temperatura do ar, por isto é usado no verão. A previsão deste Índice, apresentada no mapa para 5 dias, é obtida a partir da temperatura máxima e umidade do ar previstas pelo modelo atmosférico ETA (CPTEC/INPE), para o horário de ocorrência da temperatura máxima do dia (em geral no início da tarde).

Classificação do Índice de Desconforto (ID) Intervalo do ID (°C)
Sem desconforto <21
Menos de 50% da população sente desconforto 21 – 24
Acima de 50% da população sente desconforto 24 – 27
100% da população sente desconforto 27 – 29
Algumas pessoas sentem estresse 29 – 32
Estado de emergência médica > 32

Da Central de Meteorologia da Epagri/Ciram.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook