Itapoá contará com Centro de Referência em Estudos de Florestas Costeiras

IMAGEM: divulgação.
IMAGEM: divulgação.

Está em construção, no município de Itapoá, o Centro de Referência em Estudos de Florestas Costeiras. Trata-se de um projeto desenvolvido pela ADEA (Associação de Defesa e Educação Ambiental) voltado à pesquisa científica e à educação ambiental na região.

O espaço é parte do projeto “Implantação do Plano de Manejo: estruturação e desenvolvimento da RPPN (Reserva Particular de Patrimônio Natural) Fazenda Palmital (Reserva Volta Velha)” que foi contemplado pelo MPF (Ministério Público Federal) no edital sobre a indenização depositada pela empresa Norsul em função do naufrágio de uma barcaça da empresa na Baía da Babitonga em 2008.

Celso Seger, presidente da ADEA, explica que o Centro de Referência integra o Plano de Manejo na Reserva. O local coloca em prática vários projetos que estão previstos no programa de manejo e que possibilitem a criação de um fundo de conservação da área. Esse Plano de Manejo foi aprovado em 2012 e precisava ser implantado. “Estávamos buscando recursos para isso, até que saiu este edital e aproveitamos”, conta Celso.

Muitas ideias surgiram para aproveitar o recurso, mas optou-se pelo Centro. Os idealizadores consideraram que a construção desse espaço se mostrou a opção mais completa e necessária ao momento, já que atribuirá diferentes aspectos e projetos para a implantação do Plano.

Os 443m² construídos na área de uso da RPPN incluem laboratório, auditório, banheiros, quartos e refeitórios. O Centro fica em meio à mata atlântica, a 2,7 mil km da sede da Fazenda Santa Clara, que juntamente com a RPPN Fazenda Palmital, integra a conhecida Reserva Volta Velha. “O Centro está sendo construído em uma área de baixo impacto, onde a vegetação já havia sido suprimida há alguns anos, antes da Criação da RPPN, e que se encontrava em processo inicial de regeneração”, explica Celso. Formas de transporte com o mínimo impacto estão sendo estudadas para que os visitantes e pesquisadores cheguem ao Centro com o mínimo impacto ambiental possível.

O espaço inaugura uma nova fase na região, buscando reativar a tradição histórica de pesquisas na Reserva. Além disso, pretende-se estimular convênios com universidades brasileiras e estrangeiras, além de intensificar a produção acadêmica sobre a fauna e a flora da região, promovendo programas de educação ambiental.

Em contrapartida ao recebimento do recurso, a ADEA atenderá alunos dos sétimos anos de escolas públicas de Itapoá, para o programa de educação ambiental sem nenhuma despesa. Para oficializar tal contrapartida, o município de Itapoá deverá oferecer apoio em relação à merenda, transporte e recursos adicionais para a remuneração da equipe.

O Centro também pretende estimular o turismo de natureza, que é outro potencial de Itapoá e, em especial, da RPPN. Celso explica que conservando a biodiversidade do Município, ela poderá ser um grande atrativo aos praticantes do ecoturismo, bem como aos observadores de aves de todo o mundo. Além disso, há também um potencial para o turismo de aventura. Potencial, o Município tem de sobra. Falta só saber aproveitar. Com isso, todo mundo acaba ganhando”, garante o presidente.

O término das obras está previsto para o segundo semestre deste ano de 2016.

IMAGEM: divulgação.
IMAGEM: divulgação.
Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook