Vem aí a edição 2016 da Gincana Cultural e Esportiva de Itapoá

Gincana Cultural e Esportiva de Itapoa 2016De acordo com o divulgado pelos organizadores, a edição 2016 da Gincana Cultural e Esportiva de Itapoá ocorrerá do dia 16 a 24 de abril (dois dias antes do aniversário do Município).

Como nas outras edições do evento, o objetivo é desenvolver o espírito de solidariedade entre os cidadãos de Itapoá, aguçando a criatividade, reforçando os conhecimentos intelectuais, morais e propor um momento de integração, recreação e diversão entre os participantes.

A promoção do evento é da Prefeitura de Itapoá, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, e com comissão organizadora formada pela empresa “Swell – Promoções e Eventos Ltda.”.

De acordo com o regulamento divulgado, somente moradores de Itapoá poderão participar da Gincana em equipes de 12 a 15 integrantes, contemplando ambos os sexos. Todo e qualquer participante deverá ter, no mínimo, 14 anos completos até o dia de início das provas (16/04). Os menores de 18 anos deverão entregar, à organização, uma autorização de participação assinada pelo seu responsável legal, de quem uma cópia do RG deverá estar anexada à autorização. Além disso, cada participante deverá entregar à comissão organizadora do evento, o termo de aptidão física devidamente assinado.

Será obrigado a cada equipe, escolher um nome próprio e uma cor ou padrão para designá-la. No caso de escolha semelhante (seja no nome ou na cor), a equipe que efetuar a inscrição primeiro terá a preferência.

Fica a critério de cada equipe, a confecção de camisetas ou qualquer outro tipo de objeto de propaganda, bem como a adoção de “grito de guerra” (esse obrigatório), desde que não haja vinculação político-partidária em ambos os casos. Também são proibidas ofensas às demais equipes.

Cada equipe deverá indicar um líder e dois fiscais (sendo um de cada sexo). Eles deverão se apresentar sempre com crachá para fazer a devida representação perante a comissão organizadora do evento nos mais variados momentos da Gincana.

As inscrições, que são gratuitas, deverão ser realizadas a partir desta segunda-feira, dia 21 de março, até o dia 15 de abril, na sede da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Itapoá (sito à rua Walter Crisanto, n° 5, no Campo de Futebol, anexa ao Campo de Futebol de Itapema do Norte).

A Gincana contará com três etapas. Na primeira delas, haverá tarefas prévias, informadas aos líderes de cada equipe no dia 16 de abril e algumas antes disso. A Etapa II consistirá nas Tarefas do Dia, que serão comunicadas e explicadas momentos antes de suas execuções. Por fim, a Etapa III trará as Tarefas Surpresa, que serão lançadas a qualquer momento no período da Gincana. Em todos os dias do evento, a animação e a organização de cada equipe serão consideradas como uma das provas, sendo pontuada como as demais.

Sempre que a organização solicitar, a equipe deverá gritar o seu grito de guerra e fazer barulho.

Ao final da Gincana Cultural e Esportiva de Itapoá 2016, serão premiadas as três melhores equipes classificadas. Essa premiação ocorrerá no próximo dia 24 de abril, último de prova e aniversário de Itapoá.

Após a premiação, haverá um show com músicos locais da AMI (Associação dos Músicos de Itapoá).

Confira o regulamento da Gincana Cultural e Esportiva de Itapoá 2016, divulgado na íntegra:

Das Disposições Gerais

Artigo Primeiro – Este documento regulamenta a “GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DE ITAPOÁ – 2016”, a ser realizada no período compreendido entre 16 a 24 de abril de 2016, em Itapoá/SC.

Artigo Segundo – A “GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DE ITAPOÁ – 2016” tem por objetivo desenvolver o espírito de solidariedade entre os cidadãos do município de Itapoá, aguçar a criatividade, reforçar os conhecimentos intelectuais, morais, bem como propor um momento de integração, recreação e diversão entre os participantes.

Artigo Terceiro – A “GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DE ITAPOÁ – 2016” será promovida pela Prefeitura Municipal de Itapoá, através da Secretaria de Esporte e Lazer, sendo a comissão organizadora formada pela empresa Swell – Promoções e Eventos Ltda.

Parágrafo Único – Alterações e fatos não dispostos no regulamento serão analisados pela organização e suas decisões serão encaminhadas aos representantes de cada equipe.

Das Equipes

Artigo Quarto – Somente poderão participar da gincana moradora da cidade de Itapoá, que serão organizados em equipes com no mínimo 12 (doze) e no máximo 15 (quinze) participantes.

Parágrafo Primeiro – A formação de cada equipe deverá conter integrantes de ambos os sexos.

Parágrafo Segundo – Os participantes da equipe deverão ter no mínimo 14 (quatorze) anos completos até o dia 16 de abril de 2016. Os participantes menores de 18 anos deverão entregar a organização a autorização de participação assinada e cópia do RG do responsável legal.

Parágrafo Terceiro – Os participantes deverão entregar à comissão organizadora o Termo de Aptidão Física assinado.

Artigo Quinto – Cada equipe escolherá, obrigatoriamente, um nome próprio e uma cor ou um padrão para designá-la.

Parágrafo Único – No caso da escolha de um mesmo nome ou cor por duas ou mais equipes, aquela que efetuar a inscrição primeiro terá a preferência do uso da cor ou nome.

Artigo Sexto – As equipes poderão confeccionar camisetas, ou qualquer outro objeto de propaganda, ou adotar “grito de guerra”, desde que não haja vinculação político-partidária, nem ofensas às demais equipes concorrentes.

Parágrafo Único – A inobservância ao disposto neste artigo implicará no afastamento, pela comissão organizadora, da equipe infratora.

Artigo Sétimo – Cada equipe indicará um líder e dois fiscais (um de cada sexo), que deverão se apresentar sempre com crachá, para representá-la, perante a comissão organizadora, nos mais variados momentos do evento.

Das Inscrições

Artigo Oitavo – As inscrições serão realizadas no período de 21 de março de 2016 a 15 de abril de 2016, sendo gratuita essa ação.

Artigo Nono – As inscrições devem ser realizadas via formulário disponível na Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. A inscrição de cada equipe será recebida unicamente por esse formulário e será confirmada pela comissão organizadora através do e-mail do responsável pela inscrição da equipe.

Parágrafo Único – Em hipótese alguma serão alteradas as opções realizadas na inscrição pela comissão organizadora, qualquer alteração deverá ser realizada pelo responsável pela inscrição da equipe.

Das Provas

Artigo Décimo – A Gincana consistirá em três etapas: ETAPA I – TAREFAS PRÉVIAS – As tarefas serão informadas aos líderes de cada equipe no dia 16 de abril de 2016 e algumas antes dessa data, durante o Congresso Técnico, que acontecerá na Secretária de Esportes e Lazer de Itapoá-SC, às 19horas [data ainda não divulgada], devendo ser cumpridas dentro dos prazos determinados e apresentados na data determinada para cada tarefa. ETAPA II – TAREFAS DO DIA – As tarefas serão comunicadas e explicadas momentos antes de sua execução, no dia da gincana. ETAPA III – TAREFAS SURPRESA – As tarefas serão lançadas a qualquer momento no período da gincana.

Parágrafo Único – A animação e organização (todos os dias) de cada equipe contarão como uma das provas, sendo pontuada como as demais. Sendo que quando a organização pedir, a equipe terá que gritar o seu grito de guerra e fazer barulho.

Das Atividades Práticas

Artigo Décimo Primeiro – Todas as tarefas a serem realizadas na gincana possuirão caráter competitivo e recreativo, sendo elaboradas com o máximo de cuidado, para que os participantes se sintam valorizados e estimulados.

Da Pontuação

Artigo Décimo Segundo – Haverá tarefas que terão pontuação diversa das demais atividades, sendo explicada sua maneira de pontuação no dia 06 de abril de 2016, no momento da entrega aos líderes das informações a respeito das tarefas prévias.

Artigo Décimo Terceiro – A Gincana propriamente dita terá a seguinte pontuação por prova: Primeiro Lugar, 100 pontos; Segundo Lugar, 70 pontos; Terceiro Lugar, 50 pontos; Quarto Lugar, 40 pontos (do quarto lugar pra baixo, as equipes somarão a mesma pontuação).

A Premiação

Artigo Décimo Quarto – A premiação da “GINCANA CULTURAL E ESPORTIVA DE ITAPOÁ – 2016” será efetivada aos 03 (três) primeiro colocados, que na somatória de todas as provas, obtiverem a maior pontuação, sendo: Equipe Campeã; Equipe Segunda Colocada; e Equipe Terceira Colocada.

Artigo Décimo Quinto – Em caso de empate, a equipe vencedora será aquela que obtiver maior número de vitórias nas provas.

Artigo Décimo Sexto – A premiação está condicionada à participação em, ao menos, 80% (oitenta por cento) das provas e, impreterivelmente, nas provas citadas no artigo décimo segundo deste regulamento.

Artigo Décimo Sétimo – A premiação acontecerá no dia 24 de abril de 2016, no final do dia, assim que acabarem as provas. Após, haverá um show com músicos locais, AMI (Associação dos Músicos de Itapoá).

Penalizações e Proibições: é proibido, aos componentes, ingerir ou portar bebidas alcoólicas ou quaisquer substâncias entorpecentes que causem dependência física ou psíquica durante o evento, compreendendo este, desde a abertura até o final da Gincana. O componente que for flagrado portando ou consumindo bebidas alcoólicas ou quaisquer substâncias entorpecentes que causem dependência física ou psíquica durante o evento terá sua equipe penalizada. Em caso de desavenças entre as equipes participantes durante a Gincana, as mesmas poderão ser punidas de acordo com a avaliação da comissão organizadora. A equipe que agir dolosamente em prejuízo de outra equipe concorrente ou cometer qualquer infração às leis que regem os cidadãos, envolvendo direta ou indiretamente os componentes das equipes, poderá ser penalizada na sua pontuação ou até mesmo ser eliminada da competição.

TEXTO ATUALIZADO EM 1º DE ABRIL DE 2016: inicialmente, a informação era de que o evento seria encerrado no dia 26 de abril, mas a data foi antecipada para o dia 24 do mesmo mês, motivo pelo qual esse texto foi atualizado.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook