Ranking Nacional de Desenvolvimento Estadual é liderado por Santa Catarina

Sem imagemO ranking do IDE (Índice de Desenvolvimento Estadual) do Conseplan (Conselho Nacional dos Secretários de Planejamento) é liderado por Santa Catarina. O Estado teve o melhor desempenho do Brasil no ranking que visa contribuir na avaliação e no planejamento de políticas públicas. O Índice, que varia de 0 a 1, abrange as áreas de Saúde, Educação, Emprego e Renda. Santa Catarina ficou em primeiro lugar com 0,795 e São Paulo em segundo, com 0,790. Essa avaliação diz respeito ao ano de 2014.

Para o Secretário de Estado de Planejamento e presidente do Conseplan, Murilo Flores, “o Estado se destaca principalmente em três dimensões: emprego e renda; saúde; e segurança. Somos referência no país quando se fala em índices de extrema pobreza e de desemprego. Além disso, nós avançamos de 2013 para 2014, com pontuação de 0,786 para 0,795 do IDE, o que mostra um resultado desejável das políticas públicas”.

Cinco índices compõe a dimensão emprego e renda. São eles: IPEP (Índice de Extrema Pobreza); IINF (Índice de Mercado de Trabalho Informal); IREN (Índice de Desigualdade de Renda; e IDES (Índice de Desemprego). O estado catarinense obteve 0,9 nos índices de extrema pobreza e desemprego. Para a dimensão Saúde, são considerados o IEVN (Índice de Expectativa de Vida), IMED (Índice de Médicos que atendem no SUS); IENF (Índice de Enfermeiros que atendem no SUS); e ITMI (Índice de Mortalidade Infantil).

Foram selecionados 17 indicadores das cinco áreas do IDE. Dessa forma, além da medir o desempenho agregado nas áreas, pode-se observar os aspectos que influenciam nas variações do nível de desenvolvimento de cada estado.

“Os secretários de planejamento sentiam falta de um índice para mensurar o nível de desenvolvimento estadual e acompanhá-lo no tempo. O IDE é de extrema importância tanto internamente, quanto para comparar um estado com outro no sentido de trocar experiências”, explicou Murilo Flores.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook