Programa de TV de Joinville fala do Coral Vozes da Babitonga

Vozes da Babitonga - imagem principal para matériasA edição desse domingo, dia 10 de abril, do Programa de TV de Joinville “Você Sabe Fazer”, apresentado pela jornalista Karol Meier, teve como um dos seus temas, o Coral Vozes da Babitonga, desenvolvido em Itapoá.

A apresentadora entrevista Helmuth Kirinus, o professor Mutti, gestor cultural do Projeto, que explica como teve início o Coral, que é realizado através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. Mutti conta que, inicialmente, ele pretendia criar um coro municipal para Itapoá e em conversa com o maestro Rafael Daniel Huch, de Joinville, surgiu a ideia de inscrever o projeto na Lei Rouanet.

O vídeo conta com a exibição de ensaios e apresentações que o Grupo – iniciado dia 31 de julho de 2015 e, hoje, com 59 coristas – já realizou.

Mutti também fala dos outros projetos dos quais ele é proponente: a segunda edição do Coral Vozes da Babitonga (a primeira edição termina em 26 de junho); Cirandas (que seria uma complementação do Coral Vozes da Babitonga, voltado às crianças, a partir de um coral infantil em Itapoá); Orquestra Prelúdio de Joinville; Acústico no Museu; e Saraus Brasileiros. Todos esses projetos já foram aprovados pelo Ministério da Cultura e estão na fase de captação de recursos.

Em seguida, o entrevistado da apresentadora Karol Meier é o maestro Rafael Daniel Huch. Ele explica o funcionamento dos ensaios do Coral Vozes da Babitonga, que ocorre semanalmente na Casa da Cultura de Itapoá. Rafael também comenta a finalidade do Projeto, cuja finalidade é oferecer educação musical através do canto coral, que, de acordo com ele, aproxima as pessoas da música de forma bastante envolvente. Dentre as quatro aulas mensais, uma delas é de Linguagem Musical, lecionada pelo professor Mutti. Nessa são passadas noções de teoria musical e ritmos.

Quem tiver interesse em acompanhar as atividades do Grupo pode curtir as fanpages Coral Vozes da Babitinga e Casa da Cultura de Itapoá, ficando por dentro do que ocorre nesse Projeto.

Como também trata de outros assuntos, o trecho do vídeo abaixo que fala, especificamente, do Coral itapoaense tem início no minuto 20.

Confira:

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook