Aviso meteorológico da Defesa Civil alerta para chuva volumosa no Litoral Norte de SC

Aviso meteorologico da Defesa Civil alerta para chuva volumosa no Litoral Norte de SC - principalNestas segunda e terça-feira (dias 09 e 10 de maio), há previsão de chuva volumosa e risco de temporais em boa parte de Santa Catarina. Áreas de baixa pressão e a passagem de uma frente fria provocam chuva em todas as regiões do Estado. Essa chuva será mais significativa no Planalto Norte e Litoral Norte (região que contempla Itapoá, Garuva, Joinville e São Francisco do Sul), com volume pontual previsto de 60 mm a 100 mm nesses dois dias. Nas demais regiões do Estado, os totais de chuva variam entre 30 e 40 mm. Há risco de temporal com descarga elétrica (raios) e rajadas de vento de 60 e 70 km/h.

Recomendações da Defesa Civil SC:

Tempestades com descargas elétricas (raios), ventos fortes: proteja-se em local abrigado, longe de placas, de árvores, de postes de energia e de objetos que podem ser arremessados. Se não encontrar um abrigo, agache-se com os pés juntos, com a cabeça encostada em seu peito ou entre os joelhos e as mãos cobrindo suas orelhas ou apoiadas em seus joelhos. Se estiver na praia, jamais fique na água. Não olhe para o raio. Se estiver em casa ou qualquer outro local abrigado, desligue os aparelhos eletrônicos, não use o telefone, fique longe das janelas e lembre-se: o banheiro é o melhor local durante uma tempestade!

Alagamentos: Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões. Cuidado com risco de aquaplanagem em estradas e rodovias.

Qualquer problema deve ser comunicado à coordenadoria municipal de Defesa Civil, através do telefone de emergência 199 ou para o Corpo de Bombeiros, no número 193.

Da Defesa Civil de Santa Catarina com adaptação da Tribuna de Itapoá.

Aviso meteorologico da Defesa Civil alerta para chuva volumosa no Litoral Norte de SC

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook