Está suspenso o curso de formação de PM em Santa Catarina

Sem imagemEm caráter liminar, uma ação judicial suspendeu, nessa quarta-feira, dia 1º de junho, o Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Santa Catarina.

A decisão é do desembargador Luiz Zanelato, que contesta a validade do diploma de curso superior de alguns candidatos.

Segundo a PM, justamente nessa quarta-feira, (1º/06), ingressaram 711 policiais militares, dos quais 658 aprovados em concurso público do ano passado e 53 soldados que, por liminar, garantiram o direito ao início da formação. Para a região de Joinville, foram apresentados 60 soldados, dos quais quatro mulheres. O curso de formação com aulas teóricas e treinamentos estava previsto para iniciar dia 13 de junho.

A ação judicial pede a realização de uma investigação para averiguar se todos os classificados possuem diplomas aceitos pelo MEC (Ministério da Edicação). Aqueles que não forem qualificados devem ser desclassificados de acordo com a decisão. Com isso, candidatos da lista de espera deveriam ser convocados.

Na tarde dessa quarta-feira, dia 1º de junho, a PGE (Procuradoria Geral do Estado) de Santa Catarina, informou que recebeu a decisão de suspender temporariamente o início do curso de formação profissional dos novos policiais militares. O órgão alega já estar elaborando um recurso judicial que deverá ser interposto nos próximos dias.

João dos Passos Martins Neto, procurador-geral do Estado, considera a determinação do desembargador muito prejudicial aos esforços da Administração Estadual, que pretende formar novos agentes para incrementar a segurança pública catarinense. “Ao mesmo tempo, repercute negativamente sobre toda a logística que envolve o curso de formação desses policiais”, disse ele.

Polícia Civil de Santa Catarina mantém nomeações

Na Polícia Civil, serão 486 novos policiais civis, dos quais 66 delegados. O curso ocorrerá na Acadepol (Academia de Polícia Civil). Para a região de Joinville, estão previstos 40 agentes e quatro escrivões. “Ainda não temos uma definição do número de delegados, porque depende de promoção que irá ocorrer nos próximos dias”, explicou o delegado Regional de Polícia Civil de Joinville, Akira Sato.

Avatar

Thiagão

Jornalista pela PUC/PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) com pós-graduação em Marketing Empresarial pela UFPR (Universidade Federal do Paraná), Thiago Gusso já trabalhou em importantes projetos de comunicação de Curitiba (PR) e Itapoá. Atualmente, responde pela Direção do site Tribuna de Itapoá e do jornal impresso Itapoá Notícias, nos quais segue também em sua atuação como jornalista. E-mail: thiago@itapoanoticias.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Deixe seu comentário via Facebook